Com apresentação dos participantes, que até então só mantinham contato através do Facebook, foi iniciada a primeira reunião do Grupo Eco-Reconstrução da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, que passa a ser uma espécie de quartel-general do grupo. Diversos assuntos foram levantados e grupos de trabalho foram organizados pelos profissionais e representantes de entidades governamentais e não-governamentais presentes para iniciar o trabalho.
Um dos assuntos mais comentados na primeira reunião do grupo foram as ecovilas e ecobairros. Também foram comentados assuntos como sistema ecossustentável, erradicação de favelas, planejamento do espaço urbano, intervenções nos bairros já existentes para torná-los ecobairros, projeto Minha Casa Minha Vida nas cidades, através de pequenos projetos, e controle do dinheiro que está sendo usado na reconstrução da cidade.
O presidente da Acianf, Cláudio Verbicário, defendeu um antigo projeto da entidade - apresentado ao Ministério das Cidades - de constituição dos bairros. Isto porque, segundo ele, o cidadão existe primeiro no bairro, antes da cidade, do estado e do país. De acordo com esse projeto, todos os bairros teriam um espaço público, mantido pela prefeitura, onde todos os moradores poderiam exercer sua cidadania. Verbicário comentou que está nos planos da Acianf fortalecer este projeto, daí tê-lo apresentado na reunião do Grupo de Eco-Reconstrução.
Para que as muitas propostas pudessem ser postas em prática, os participantes sugeriram a organização de grupos de trabalho, já que eram, até aquele momento, um grande grupo, com 340 membros. Outros encontros deverão acontecer na sede da Acianf para que as propostas tenham prosseguimento.
Deixe o seu comentário