Construindo uma trajetória de sucesso, empresa 100% friburguense, a Stam Metalúrgica está instalada numa área de 49 mil metros quadrados, no distrito de Conselheiro Paulino. Sua história teve início em março de 1971, pelas mãos de seu fundador: Francisco Faria. Desde então, vem alcançando um grande aperfeiçoamento tecnológico, tornando-se uma referência no mercado de fechaduras e cadeados. Hoje, 1º de março, a principal empresa do setor metal-mecânico friburguense e uma das maiores da América Latina em fabricação de cadeados e fechaduras está completando 40 anos de fundação.
Em 2004 nasceu o arrojado projeto de ampliação do parque industrial, para uma planta horizontal de 23.670 metros quadrados de área construída, que abriga a mais moderna tecnologia de produção distribuída entre 26 setores. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos iniciam-se a partir de pesquisas elaboradas pelos departamentos de marketing e comercial junto a lojistas, engenheiros de indústrias de portas e móveis, serralheiros, chaveiros, e também através de arquitetos e consumidores finais que visitam os estandes da Stam durante as feiras de negócios da construção civil.
Ao constatar a demanda do mercado inicia-se o processo de criação de produtos. O núcleo de projetos é responsável por pensar, executar e supervisionar todas as fases primárias: do modelamento de peças por meio de softwares de desenho em 3D à confecção de ferramentas de estampo, injeção e dispositivos de montagens, sempre respeitando as diretrizes da indústria em fabricar produtos de qualidade mantendo um baixo custo de produção, para proporcionar preços mais competitivos.
A autossuficiência da Stam no desenvolvimento de ferramentas permite que melhorias implantadas no ambiente virtual sejam executas em forma de protótipos. A partir daí são executados moldes e estampos pelo departamento de usinagem. Em seguida produz-se o lote-piloto, que é supervisionado e testado até que sua comercialização seja aprovada.
Na fundição inicia-se o processo de injeção do zamac, que é derretido a uma temperatura de 420 graus. São 28 injetoras consumindo 15 toneladas de zamac diariamente, o que gera aproximadamente 700 mil peças injetadas por dia. Já na estamparia, as 24 prensas automáticas geram 700 peças por minuto, distribuídas em espelhos, chaves, calço e cremalheira das maçanetas, caixa e castanha da fechadura elétrica, enquanto as nove prensas manuais produzem os ganchos para cadeados.
A pintura e o processo de galvanoplastia são totalmente automatizados, enquanto o polimento é realizado pelas máquinas-robôs, métodos que garantem maior precisão e melhor acabamento nas peças. Com todos esses avanços tecnológicos e de acordo com o planejamento de produção, a Stam chega à marca de mais de um milhão e setecentas mil peças produzidas por mês, segmentadas em fechaduras residenciais, fechaduras para perfis metálicos, fechaduras elétricas, fechaduras para portas de vidro, fechaduras para móveis e cadeados.
A expedição, totalmente verticalizada, corresponde a 2.400 metros quadrados e conta com um avançado projeto logístico, que contempla desde o recebimento dos produtos e montagem de pedidos à emissão de notas fiscais e despacho das cargas para as transportadoras entregarem as mercadorias aos milhares de pontos de vendas de todo o Brasil.
Para a comodidade do cliente Stam, a indústria dispõe de um canal direto para acompanhamento de entrega da mercadoria, por meio do serviço gratuito de atendimento ao cliente, através do 0800 024 1020. Complementando a prestação de serviços, a central de atendimento também oferece informações sobre negociações de títulos, políticas tributárias estaduais, esclarecimentos técnicos quanto ao manuseio e instalação de produtos, entre outros serviços. Isso é sinônimo de credibilidade.
A produção da Stam está alinhada ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, que normatiza padrões e medidas para a construção. Produtos inteligentes, que reúnem segurança, funcionalidade e design a custo competitivo. Este é mais um diferencial que mantém a empresa na posição de liderança, sendo reconhecida nos milhares de pontos de vendas como a marca de fechaduras e cadeados com qualidade 100 % brasileira.
Empresa é motivo de grande
orgulho para Nova Friburgo
Na Stam, o controle de qualidade é responsabilidade de todos. São profissionais altamente capacitados, comprometidos e empenhados em oferecer os melhores produtos ao mercado. Por isso promove o seu crescimento contínuo com programas de treinamento e desenvolvimento de capacitação, introduzindo novas estratégias, processos, estrutura e resultados da empresa.
Em contrapartida, os subsistemas envolvem a remuneração e a avaliação de desempenho, o desenvolvimento pessoal e profissional, a comunicação interpessoal. Não é por acaso que a excelência dos produtos e processos de fabricação da Stam constantemente são comprovados pelos vários prêmios de qualidade recebidos ao longo dos últimos anos. É o reconhecimento do respeito que a indústria dedica às mais rigorosas normas internacionais do segmento em que atua.
A preocupação com o meio ambiente é pauta constante nos projetos da indústria. Assim, acatando o que rege a Comissão Estadual de Controle Ambiental, Fundação Estadual de Engenharia do Meio ambiente e Conama, a Stam obteve a licença de operação por cumprir as condições ideais de controle de carga orgânica em efluentes líquidos, controle na emissão de gases e ruídos, além de manter preservada a cota de reflorestamento na bacia do Rio Bengalas.
A Stam acredita que a fórmula do sucesso para uma sociedade mais justa é ter seus cidadãos educados, e dentro de uma organização empresarial não pode ser diferente. Para isso, a indústria construiu em suas instalações o Centro Educacional Francisco Faria, em homenagem à memória de seu fundador, inaugurado em 22 de maio de 2006. Os funcionários inscritos no programa de educação têm a oportunidade única de graduação do segundo segmento do fundamental e ensino médio.
Além do projeto Educação 10, a Stam é patrocinadora oficial do Projeto Gol de Placa, que promove a proteção integral de crianças e adolescentes, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e atuantes na sociedade. É desta forma que a Stam solidifica a sua marca no mercado: criando novas oportunidades de crescimento para seus funcionários, promovendo a inclusão e responsabilidade social, estreitando o relacionamento com os seus parceiros.
O propósito de todo esse cuidado é estar de norte a sul, de leste a oeste, em sintonia com o consumidor. É ter um mix de produtos que atinja a todas as classes sociais e que, ainda assim, passe pela mesma linha de produção. É estar na mente do lojista, que fala “sô”, “meu”, “tchê”, “cara”, “óxente”. E é deste jeito brasileiro de ser, tão variado e tão único, tão espalhado e tão unido, que a Stam se pulveriza e se consolida. Em suma, é por isso que a Stam é motivo de orgulho para todos os friburguenses.
Deixe o seu comentário