Prestar uma homenagem às mais de 400 vítimas da maior tragédia ambiental do Brasil e marcar simbolicamente o movimento pela reconstrução de Nova Friburgo é a proposta do ato público que acontece na manhã deste sábado, 12, e reunirá instituições, entidades e representantes da sociedade civil organizada. A programação será aberta às 10h, na escadaria do Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, com culto ecumênico em memória dos mortos. Em seguida, às 11h, serão soltos na praça balões de gás com o nome das vítimas da catástrofe.
A programação do ato público prosseguirá na escadaria do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), onde, a partir do meio-dia, será feito um minuto de silêncio, acompanhado de toque de pesar na primeira badalada das 12h do sino da Catedral. A execução ficará a cargo de um músico de uma banda centenária local. Em seguida, os participantes darão as mãos para rezar a oração universal do “Pai Nosso”.
Toda a comunidade está convocada a participar do ato público deste sábado, 12, um movimento espontâneo da sociedade civil, que conta com apoio dos Rotarys Clubs de Nova Friburgo, Movimento Viva Rio, Igreja Ceifa, OAB, A VOZ DA SERRA e demais veículos de comunicação locais. Além de homenagear as vítimas e os mais de 400 desaparecidos na tragédia, o manifesto também visa incentivar a união de forças em prol da cidade e resgatar a autoestima e esperança do povo friburguense.
Como você pode participar
- Use pelo menos uma peça de roupa branca (preferencialmente camisa)
- Caso não possa comparecer aos locais da manifestação, pare onde estiver às 12h e cumpra o minuto de silêncio
- Estimule que sua igreja também utilize o sino na homenagem; que a indústria toque sua sirene; que o comércio suspenda as atividades e o trânsito pare, a exemplo do que acontece em várias partes do mundo.
Deixe o seu comentário