A convite de Carlos Pinto, o ex-vereador e autor da lei de criação do 7º distrito de Nova Friburgo, Benício Valadares, foi recebido pela diretoria da Associação de Moradores de São Pedro da Serra (Amo-São Pedro da Serra), no último dia 5.
Em encontro informal, com a presença do presidente da Amo-São Pedro da Serra, Luiz Gonzaga Nunes (Zaga), e os diretores Alkindar Leal Ferreira (Kim), Sebastião de Souza Filho (Souza), Jair Carrramanhos e Almero Ouverney foram apreciados alguns fatores que visam dar melhor estrutura, a curto prazo, às novas vias estaduais, fundamentando, desta forma, o desenvolvimento socioeconômico da região.
Foi exposto que a vila de São Pedro da Serra, Lumiar, Vargem Alta, Boa Esperança e demais localidades do 5º e 7º distritos têm uma precária rede viária para alavancar o seu desenvolvimento socioeconômico. O único acesso alfaltado que liga a região ao sistema viário estadual e federal é a RJ-142 (Estrada Serramar – Mury-Lumiar-Casemiro de Abreu), que ainda não foi totalmente concluída e que nas tempestades do dia 12 de janeiro foi seriamente afetada, revelando ter diversos pontos de risco, indicados pelas dezenas de deslizamentos de sua encosta de sustentação, assim como a estrada vicinal (municipal) FRI-021 - Constância Heringer, Lumiar-São Pedro da Serra -, e as dezenas de estradas vicinais que apresentaram também os mesmos problemas de instabilidade em suas pistas.
Toda a região destes distritos tem sua economia baseada na recepção turística e na pequena produção agrícola familiar. Destaca-se a localidade de Vargem Alta, que é a segunda maior produtora de flores de corte do Brasil, mas que é seriamente prejudicada pela falta de rodovias para o melhor escoamento da produção.
Na reunião foi lembrado também que sem estradas não há desenvolvimento possível, pois há mais de dois mil anos, época do Império Romano, o que determinou seu apogeu e que sustentou seu desenvolvimento foi a construção da rede viária romana (Via Romana) que, tendo em conta vias secundárias de menor qualidade, alcançou mais de 150 mil quilômetros por toda a Europa.
Após toda a avaliação ficou decidida a transcrição em ofício do que foi apreciado e seu endereçamento ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e ao prefeito em exercício de Nova Friburgo, Dermeval Neto, apelando que seja implantada na região outra rodovia estadual e a reconstrução das estradas vicinais, como a Estrada João Heringer, que precisa completar seu asfaltamento de Vargem Alta, via Colonial 61, até a localidade de Santo Antônio, no município de Bom Jardim. A proposta é implantar essa segunda via alternativa estadual em direção ao Centro de Nova Friburgo e ao município de Bom Jardim.
Também foi solicitada a construção de vias municipais no entorno da vila de São Pedro da Serra, principalmente o asfaltamento e infraestrutura de proteção ambiental para a Estrada Manuel Knupp, complementando um anel viário em torno da sua área urbana já edificada (perimetral), viabilizando melhor ligação para as localidades da Bocaina dos Blaudt e Sibéria.
Para a Prefeitura, ainda se faz necessário agilizar o projeto de urbanização de São Pedro da Serra, que pode ser implantado com verbas do Prodetur, além da cobertura da quadra de esportes da Rua Rodrigues Alves, ao lado do posto de saúde, e sua iluminação, transformando o local num ginásio poliesportivo e apto à realização de outros eventos sócio-culturais abrigados das variações climáticas adversas.
Deixe o seu comentário