Esporte - 10 de fevereiro 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Conselho de Esportes analisa perdas do setor e forma comissão para se reunir com o prefeito

A primeira reunião do Conselho Municipal de Esportes de 2011, comandada pelo novo presidente, José Augusto Teodoro, aconteceu terça-feira, 8, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), com o objetivo de fazer uma análise das perdas do esporte municipal, planejar o futuro do setor e apontar medidas que possam fazer com que o esporte volte, num curto espaço de tempo, a ser grande novamente. O presidente José Augusto Theodoro iniciou os trabalhos cumprimentando os presentes pela participação, enquanto a secretária Irene Blanck Drischel comunicou ter recebido ofício do gabinete do ministro dos Esportes, Orlando Silva, parabenizando pela realização da reunião e justificando sua impossibilidade de comparecer ao encontro.

Representando o prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, o secretário interino de Esportes, Wanderley Patuelli, informou que há projeto de construção de uma pista de skate no Bairro Ypu, junto ao espaço da quadra de esportes, e que isso provavelmente contribuirá com a melhoria da segurança daquele local.

Os representantes do conselho chegaram à conclusão de que o esporte da cidade necessitará de um esforço conjunto, apoio financeiro, estrutural e logístico, pois as perdas foram muito grandes. O presidente José Augusto solicitou sugestões para a reconstrução do esporte da cidade e todos chegaram ao consenso de que é preciso fazer uma radiografia dos esportes antes e após a tragédia e, após isso, marcar um encontro com os prefeitos de Nova Friburgo e do Rio (Eduardo Paes), e o secretário de Estado de Esportes e Lazer.

Foi formada uma comissão para elaborar o documento/radiografia da situação, composta por Irene Blanck Drischel, Daniel Lage, José Augusto Teodoro, Joubert Ennes e Heberson Lamblet. As reuniões do Conselho a partir de agora serão realizadas toda primeira quinta-feira do mês, às 14h. Heberson Lamblet informou que algumas entidades de cunho nacional estão dispostas a ajudar Nova Friburgo a reconstruir sua vida esportiva.

Além do presidente José Teodoro e da secretária Irene a reunião contou ainda com as seguintes presenças: Heberson Lamblet (esportes radicais), Daniel Lage (Apae/alunos especiais), José Tadeu Costa (Secretaria Municipal de Educação), Antonio Souza (Clube Comunitário), Juca do Espírito Santo (Friburgo Rugby), Monara Costa (entidades estudantis), Luiz Felipe Torres (Acianf), Joubert Ennes (academias), Wanderley Patuelli (secretário interino de Esportes), Rodrigo Milhorance (artes marciais) e José Duarte (Associação Friburguense de Imprensa).

Situação dos espaços físicos perdidos e o que existe à disposição após a tragédia de 12 de janeiro

* Ginásio Municipal Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino: ainda tem alguma sujeira das chuvas, mas será disponibilizado para a Fundação Viva Rio, Rotary Clube e Igreja Ceifa, para realização de bazar de caridade;

* Ginásio Poliesportivo de Duas Pedras: ainda encontra-se muito sujo de lama.

* Quadras poliesportivas do Loteamento Tiradentes: está em condições de uso; na quadra do Amparo, o piso deve ser reformado; na quadra da Granja Spinelli, caiu parte do alambrado, derrubado por uma barreira; a quadra de São Geraldo não foi afetada; na quadra do Bairro Ypu há necessidade da presença da polícia, para aumentar a segurança no local.

* Campo do Clube Comunitário de Conselheiro Paulino: continua com entulhos.

* Nova Friburgo Futebol Clube: por enquanto, serve de depósito de terra retirada das barreiras.

* Nova Friburgo Country Clube: sofreu perdas na área de lazer.

* Ginásio Poliesportivo e demais instalações do Colégio Anchieta: sofreram sérias avarias.

* No Rui Sanglard, a creche foi soterrada, permanecendo em boas condições apenas o campo de futebol.

* A quadra de basquete da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) foi afetada.

* Ginásio Poliesportivo do Educandário Miosótis: também foi afetado.

* Apae também foi afetada.

* O Sesi da Vila Amélia fui internamente destruído, a reforma também vai demorar a acontecer.

* A piscina e o campo do Clube Olifas e o campo do Esporte Clube Filó foram destruídos e o campo do Filó serve para receber entulhos.

* As instalações esportivas do Sesc também foram atingidas pela tragédia.

* O campo do Santa Luzia, onde o Friburgo Rugby treinava, também foi afetado, impedindo os treinos para os campeonatos estaduais e nacionais, que começam já no próximo mês de março.

A Associação de Moradores da Lagoinha também foi afetada.

* O Colégio Pontinha de Sol foi bastante destruído.

CBF muda estádio da Copa do Brasil

Antes mesmo de começar a Copa do Brasil, no dia 16, a CBF já alterou a tabela da competição e mudou o local de um dos jogos da competição. A bagunça vai começar. A partida entre Vilhena (RO) e Avaí (SC) passou do Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, para o Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena, Rondônia.

A data e o horário da partida foram mantidos. A entidade nacional não explicou o motivo da mudança.

Clássico Cruzeiro e Atlético só terá torcida celeste

(UOL Esporte)

Como já era esperado, o clássico Cruzeiro e Atlético-MG, válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, no próximo sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, terá torcida única. Uma reunião entre representantes dos dois clubes, na sede da Federação Mineira de Futebol, no fim da tarde de terça-feira, 8, confirmou que apenas torcedores celestes poderão comparecer ao estádio.

Por ser mandante, a decisão da torcida única foi tomada pelo Cruzeiro e aprovada pela diretoria do Atlético-MG. O gerente de futebol cruzeirense, Valdir Barbosa, disse que houve coerência do clube celeste, que seguiu procedimento semelhante ao adotado pelo Atlético. “No ano passado o Atlético Mineiro teve o mando de campo e foi torcida única. De lá para cá não houve nenhuma evolução na parte física interna ou externa do estádio, nem nas vias de acesso, que provocasse algum tipo de segurança a mais. Era pensamento do Cruzeiro continuar trabalhando com torcida única na Arena do Jacaré e o Atlético, por intermédio do diretor de futebol, Eduardo Maluf, prontamente concordou”, explicou.

Ele se referiu ao jogo do primeiro turno pelo Campeonato Brasileiro de 2010, disputado na Arena do Jacaré, com mando de campo do time atleticano. No returno da mesma competição, o Cruzeiro mandou o jogo com torcida única no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Na mesma reunião, na FMF, o clube celeste definiu que os ingressos para o clássico, que começarão a ser vendidos ontem, 9, custarão R$ 40, com meia entrada para estudantes.

Segundo Valdir Barbosa, a Polícia Militar apenas confirmou o que havia sido acordado entre os clubes. “É bom lembrar que este ano o Cruzeiro está levando vantagem, porque serão dois jogos do Cruzeiro contra o Atlético, teoricamente, pois os dois devem se classificar, com o Cruzeiro mandando dois e o Atlético um, mas ano que vem a tabela se inverte”, observou o gerente celeste, antecipando um possível confronto na semifinal ou na decisão da competição estadual.

Eduardo Maluf confirmou que decisão de torcida única foi tomada de forma tranquila e consensual. “Nós mostramos responsabilidade grande. A violência em Minas tem que ter um fim, a Arena do Jacaré não oferece a menor condição de segurança para um jogo de duas torcidas”, ressaltou o dirigente atleticano.

Ele lembra que o Cruzeiro este ano, como mandante, optou por jogo de uma torcida só, a carga de ingresso é do Cruzeiro, a renda é toda do Cruzeiro, mas ano que vem será o contrário. “Em 2012 o Atlético tem todos os mesmos direitos de escolher o estádio, de definir se é uma torcida só e definir o preço de ingresso. Acho que foi decisão de responsabilidade dos clubes, não podemos correr nenhum risco em um clássico desses. É atitude coerente”, salientou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade