Na última sexta-feira, 28, foi realizada uma reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), com orientações sobre como solucionar problemas fiscais e tributários decorrentes dos danos causados pela enchente do dia 12 de janeiro. A iniciativa foi da empresa LS Advocacia Empresarial, que contou com o total apoio do presidente da Acianf, Claudio Verbicário.
Na ocasião foram destacadas algumas medidas que deverão ser tomadas, entre elas a necessidade de registrar com fotos e dados todos os estragos causados pela inundação. Por exemplo: perda dos livros fiscais, do talonário, de estoque e quaisquer outros danos diretos ou indiretos. Futuramente, tais documentos deverão ser entregues à Receita estadual e federal.
Também será necessário obter, junto aos órgãos responsáveis, todas as certidões necessárias para dar início aos empréstimos junto aos bancos; quantificar todos os dados do prejuízo, e notificar os fornecedores da empresa e o banco sobre as dificuldades atuais.
Vale destacar que o empresário também deverá informar como serão empregados os recursos para a reconstrução da empresa. De acordo com os advogados da LS Advocacia, uma postura pró-ativa facilitará a liberação de empréstimos.
Para o presidente da Acianf, o mais importante para pequenos e micro-empresários é ir imediatamente ao banco onde possuem conta e dar entrada no pedido de empréstimo.
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