A presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Maria Regina Pontin de Mattos, e uma equipe de assessores vistoriam hoje, 27, alguns dos principais patrimônios culturais de Nova Friburgo atingidos por deslizamentos de encostas e enchentes, durante a tempestade do último dia 12. Os imóveis mais afetados foram a centenária capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, que foi quase totalmente destruída; a antiga estação ferroviária do distrito de Riograndina, e o colégio jesuíta Anchieta, cujo prédio histórico não chegou a ser atingido, mas o deslizamento de uma encosta cobriu parte do seu entorno.
Na vistoria de hoje Maria Regina concluirá um estudo prévio, iniciado na última segunda-feira, 24, por três técnicos do Inepac, os arquitetos Roberto da Luz, Alberto Taveira e Oswaldo de Paula Júnior. Eles inspecionaram os patrimônios culturais friburguenses acompanhados da gerente do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Lílian Barreto, e hoje se reunirão com Maria Regina para estudar a possibilidade de viabilização de recursos para a recuperação dos prédios históricos mais atingidos.
“É bom lembrar que nem todos os prédios históricos do município foram arruinados e será estudada alguma forma de revitalizá-los”, disse ontem Lílian Barreto.
Deixe o seu comentário