São José do Ribeirão também foi violentamente atingido pelas enchentes

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A catástrofe que atingiu a Região Serrana também causou muitos estragos e transtornos aos moradores do distrito de São José do Ribeirão, no município vizinho de Bom Jardim. A localidade foi bastante atingida pelo transbordamento de um rio que corta a região e atingiu aproximadamente 2,5 metros de altura, levando muito pânico e desespero à população, como mostram as fotos cedidas pela leitora Iracema Loyola. Felizmente não houve vítimas, mas sobram prejuízos. “São José se transformou num grande mar. O nível da água subiu muito rapidamente. Só deu tempo de tentar buscar abrigo em local seguro. Muita gente perdeu tudo o que levou uma vida inteira para conquistar”, disse a leitora.

A maioria dos moradores e comerciantes teve grandes prejuízos com a perda de móveis, pertences pessoais e mercadorias. Alguns imóveis foram destruídos com a força da enxurrada, assim como veículos foram danificados. O acesso a São José também ficou prejudicado com o deslizamento de encostas na RJ-146 (Bom Jardim-Trajano de Moraes) e RJ-150 (São José do Ribeirão-Nova Friburgo), principalmente no trecho não pavimentado entre São José e o distrito friburguense de Amparo, onde até ontem, 25, somente carros leves conseguiam passar, mesmo assim em meio a muita lama.

Muitos moradores de São José do Ribeirão lamentaram a impossibilidade de equipes de resgate de corporações militares não terem conseguido auxiliar no salvamento de moradores da localidade, devido à dificuldade de acesso, pois com a interdição da RJ-116, no acesso a Bom Jardim, e as dimensões da catástrofe em Nova Friburgo as forças de segurança concentraram suas atividades no município vizinho, nas busca por sobreviventes e no resgate de vítimas fatais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade