Esporte - 8 a 10 de janeiro de 2011

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

As mulheres vitoriosas do esporte nacional

No momento em que uma mulher assume o principal cargo do cenário nacional, o esporte brasileiro mostra que a mulher ocupa hoje mais de 40% do cenário esportivo brasileiro. Há quem diga que a mulher, quando se compromete a realizar um trabalho, o faz com galhardia e melhor que os homens. Prova disso é que a mulher hoje ocupa cargos diretivos, antes tabus para muitos homens machistas.

No esporte a supremacia feminina está cada vez mais nítida e, seja no futebol, vôlei, basquete, entre outras modalidades, o que se tem visto é um festival de mulheres disputando e vencendo. No ano de 2010 as mulheres lideraram o ranking nacional de vitórias.

Cada vez mais atuantes, elas ganharam o direito de disputar as olimpíadas pela primeira vez em Paris, no ano de 1900. Mais de um século depois das primeiras aparições em competições, as mulheres mostram que possuem grande potencial e que podem fazer tão bonito quanto os homens dentro dos campos, quadras, pistas, piscinas, e onde mais for possível acontecer algum embate.

Neste exato momento estamos presenciando o time do Santos, apelidado de “Sereias da Vila”, dar um show de bola no Torneio Internacional de São Paulo, depois de uma grande Taça Libertadores da América.

E o Brasil tem uma gama muito grande de mulheres que brilham nos esportes, como Marta (futebol), Hortência (basquete), Maria Esther Bueno (tênis), Sandra Pires (vôlei de praia), Maria Lenk (natação), Fofão (vôlei de quadra), Maurren Maggi (atletismo), Fernanda Keller (triathlon), Daiane dos Santos (ginástica) e Magic Paula (basquete), entre outras.

Aqui em Nova Friburgo temos mulheres também excepcionais, que a cada dia superam os homens, seja disputando, organizando, coordenando, como Silvana Noel (ginástica), Carmem Hees (natação), Roberta Dutra (jiu-jítsu), Kátia Mussi, Fernanda Lack (natação), Fátima Zarife (Sesc), Sandra Gama (basquete), Carolina Cortes (natação), Renata Figueira Lobo (futebol de campo), Maria José Costa (natação), Beatriz Sorrentino (bolão) e Hellen Knupp (jiu-jítsu), entre outras.

EXEMPLOS - Um dos maiores exemplos de mulher vitoriosa de Nova Friburgo hoje está em Niterói, perto de completar 90 anos, mas que durante muitos anos defendeu nossa cidade na natação. Nora Ronay, que teve passagens, entre outros locais, pela saudosa Pulo N´Água Escola de Natação, é um grande exemplo. Não menos importantes são Irene Blanck Drischel, Vera Lúcia Cintra e a saudosa Maria Julia Batista Freire, entre muitas outras.

Valores revelados pelo Frizão em 2010

começam a ser analisados este ano

As dificuldades financeiras do Friburguense são amplamente conhecidas, mas, mesmo assim, ano passado o clube conquistou alguns títulos nas categorias de base, resultado do trabalho da comissão técnica, que se esmerou para projetar o tricolor. O time de juniores, por exemplo, foi o mais longe que podia. Comandada por Anderson Alves da Silva, eleito melhor treinador de 2010, a equipe revelou diversos talentos que poderão ser usados no time de profissionais em 2011.

Além de Rafael Galhardo, que hoje brilha no Flamengo e na Seleção Brasileira sub-20, Biel e Roberto Thurler, que já passaram pelo Fri, o técnico Edson Souza poderá contar com o goleiro Afonso, o lateral Davi, o meia Rômulo Cabral, sem contar Alves, Jorge Luiz e Adilson, que já disputaram a Copa Rio do ano passado.

AMISTOSO – Neste sábado, 8, o Fri disputa jogo amistoso com o Serrano de Petrópolis, no Estádio Eduardo Guinle, às 16h. É o primeiro teste do ano, quando o treinador começa a observar jogadores que poderão servir no Campeonato Estadual da segunda divisão, que começa em pouco mais de 30 dias.

O primeiro adversário

do Frizão no estadual

A Associação Atlética Portuguesa da Ilha do Governador será a primeira adversária do Friburguense no Campeonato Estadual da segunda divisão. A competição começa dia 12 de fevereiro e, tanto o Friburguense como a Lusa, objetivam retornar à elite carioca. A Associação Atlética Portuguesa é uma agremiação esportiva do Rio de Janeiro, fundada em 17 de dezembro de 1924.

O estádio está situado no bairro da Portuguesa (subdivisão da Ilha do Governador), que leva este nome em homenagem ao clube. Sua fundação surgiu após os empresários Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, em excursão a Santos (SP), terem conhecido a Associação Atlética Portuguesa dessa cidade. Os empresários do ramo de sacos vazios e usados disputaram com seus colegas e empregados uma partida de futebol amistosa com os representantes santistas desse ramo. O jogo terminou empatado em 1 a 1.

Na volta ao Rio, resolveram se organizar para um jogo contra. Portanto, em 17 de dezembro de 1924 Luiz Souza Gomes e um grupo de negociantes e empregados no ramo de sacos vazios e usados propuseram a criação de um clube, também chamado Associação Atlética Portuguesa.

A Portuguesa também teve as suas façanhas internacionais, pois, em 1956, fez uma excursão para a União Soviética, onde enfrentou o Dínamo Moscou e o Dínamo Tiblissi. Mas, a grande façanha foi derrotar o Real Madrid por 2 a 1, em Madrid, no Santiago Bernabeu. Outro momento histórico ocorreu em 1976, quando a Portuguesa se sagrou campeã do Torneio Internacional Otávio Pinto Guimarães, ao ganhar do Benfica de Portugal na final, realizada no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Ela manda seus jogos no Estádio Luso-Brasileiro, com capacidade para 5.994 pessoas. O mascote é uma zebra. O treinador de 2011 é Marcelo Buarque e João Maria do Rego Gonçalves é o presidente a partir deste ano. Disputou três vezes o campeonato da segunda divisão - 1996, 2000 e 2003; a Copa Rio de 2000; Taça Ivan Drumonnd, 1996, Torneio Internacional Octavio Pinto Guimarães, em 1976; foi vice-campeã do Trofeo Ciudad Bahia de Cartagena, Espanha, em 2001; 1° lugar no Torneio Internacional Brasil/Angola, em 2002; o campeonato carioca da primeira divisão disputou nos anos de 1933, de 1935 a 1937; 1953 a 1959; 1960 a 1975; 1976 a 1979; 1982; 1985 a 1987; 1991 e 2004 a 2006; o campeonato brasileiro da série C em 2003 e 2004.

Os principais ídolos são Carlyle, Luisinho das Arábias e Escurinho. Ocupa a 295º posição no ranking da CBF, com dois pontos.

Sesc começa dia 11 sua colônia de férias

O Sesc inicia dia 11 sua colônia de férias, que prossegue até dia 28, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. Comerciário paga R$ 15 e usuário R$ 30. As inscrições podem ser feitas através dos telefones 2533-2762 e 2543-5000. Outras informações no site www.sescrio.org.br.

A colônia se destina a crianças de 6 a 12 anos e terá atividades esportivas e recreativas, esportes de aventura, oficina de canoagem, jogos de mesa e jogos cooperativos, gincanas e caça ao tesouro, cinema, teatro, contação de histórias, artes plásticas, saúde, nutrição alternativa e higiene bucal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade