Núcleos Criativos do Senac Rio Fashion Business terão 50 marcas de 18 cidades do Estado do Rio

quarta-feira, 05 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Cinquenta marcas, um aumento de 30% em relação à edição de maio, apresentarão de 10 a 13 deste mês, nos estandes dos Núcleos Criativos da edição outono-inverno 2011 do Senac Rio Fashion Business, na Marina da Glória, a criatividade e a diversidade cultural de 18 cidades de 12 grandes regiões do Estado do Rio. Os núcleos criativos cresceram 50%, com a inclusão de Nova Friburgo, São Gonçalo, Angra dos Reis e o Núcleo de Tecidos e Vestuário da capital. Suas marcas se juntam a confecções de Petrópolis, Teresópolis, Niterói, Cabo Frio, Três Rios e Miguel Pereira, Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Valença, Campos e Itaperuna, para mostrar coleções de moda feminina, masculina, infantil, homewear, beachwear, sapatos, bolsas e bijus.

Felipe Rocha, coordenador dos Núcleos Criativos, que seleciona e orienta as marcas sobre tendências da moda, destaca como novidades da mostra “a aposta na moda infantil, com três empresas da capital e uma do interior, e no estilo homewear, a roupa para quem trabalha em casa, mais descontraída, mas que não pode fazer feio numa saída à rua”, com três empresas. Os 12 estandes virão com nova roupagem visual. Na decoração padronizada serão separados por parede com a logo de cada núcleo e as localidades que representam, além de uma cor da cartela de cores Pantone da estação.

Para o superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ, Laumar Mello Júnior, a ampliação de oito para 12 no número de regiões apoiadas pelos Núcleos Criativos traduz o esforço do Sistema Fecomércio-RJ em fomentar o maior número de empresas das mais variadas regiões do Estado do Rio, e confirma o “comprometimento do Sistema Fecomércio-RJ e dos sindicatos locais com o desenvolvimento do mercado da moda”. Para isso, ao longo do ano há um processo de seleção e capacitação, que inclui a preparação de empresas em temas como, por exemplo, a “precificação dos produtos”, para que pequenas empresas do estado possam conquistar compradores nacionais e estrangeiros na bolsa de negócios, explica.

O superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ anunciou que neste ano de 2011 o programa será intensificado. Entrevistas individuais de avaliação serão feitas com as marcas já selecionadas, para valorizar o talento e a qualidade do produto criativo, e também identificar as dificuldades de cada uma. A cada trimestre haverá workshops em grupo – que poderá ser ampliado em cada região. Em seguida, a assessoria direta de especialistas cuidará do “banho de loja”. Ou seja, uma repaginação dos pontos de venda, com sugestões de melhoria na iluminação, na vitrine, na exposição dos produtos, e no fluxo dos clientes. Tudo com o objetivo de gerar mais emprego e renda nas empresas das cidades do Estado do Rio inseridas na cadeia de moda.

O mercado de roupas e acessórios do Rio é o terceiro empregador do Rio de Janeiro e o segundo no Brasil, responsável por mais de três milhões de empregos formais no Estado.

Nova Friburgo - Três marcas – Akzzo Fashion e Dona Efigênia, de moda feminina, e Gustavo Coelho, de bijus – foram selecionadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo para a estreia do município no Núcleo Criativo na mostra da coleção outono-inverno 2011, do Senac Rio Fashion Business.

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