Eloir Perdigão
Tantos foram os fatos marcantes em 2010, no mundo, no Brasil, no Estado e em Nova Friburgo, mas na hora de responder à pergunta “Qual o fato que mais marcou o ano de 2010 em sua opinião?”, alguns tiveram dificuldade para lembrar ou não souberam responder. Alguns, no entanto, tinham a resposta na ponta da língua, abordando os mais variados assuntos.
“Foi a política nacional, com a mudança do presidente da República, em que o povo votou pela primeira vez numa mulher, seguindo a liderança do presidente Lula. Isso porque, politicamente, ela não tem muita representação, sua eleição foi mesmo influenciada pelo Lula. O carisma dele é que transformou Dilma em presidente. Eu achei isto muito marcante, como a população acredita em alguém. Eu achei legal também a força da Marina, de querer romper essa hegemonia do Lula. Ela fez bonito, mas não conseguiu”.
Marise Sevilha, 54 anos, funcionária pública municipal, Bela Vista
“O aumento da criminalidade no Rio de Janeiro, que chegou a um ponto que foi preciso mover todas as camadas da segurança, policias Civil, Militar, Federal, o Exército. Foi uma coisa ruim e boa ao mesmo tempo, porque, pelo menos, o Brasil tomou uma atitude em relação a isso aí”.
Christiano Carielo Inoue, 40, soldador, Paissandu
“O fato que mais me deixou estarrecida foi o Morro do Bumba, em Niterói, aquele deslizamento que soterrou várias famílias e até hoje várias pessoas não foram achadas. Aquilo demonstrou todo o descaso do poder público em deixar pessoas construírem numa área de lixão”.
Margarida Moraes, 43, jornalista, Vale dos Pinheiros
“O que marcou realmente foi o Brasil ter sido escolhido para ser sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Muito mais os Jogos Olímpicos, que foi briga de cachorro gordo. A tomada do Morro do Alemão, no Rio, já é um primeiro passo. Eu não sei se há influência ou não dos poderes externos, que são vários. Mas acredito que a iniciativa foi válida e, se mantida, será eficaz”.
Manoel Loureiro, 60, advogado, Nova Suíça
“Eu acho que foi o esporte. A escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo e, principalmente, a Olimpíada. E o Fluzão campeão, agora no finalzinho do ano, foi um verdadeiro presente de Natal”.
Sílvio Silva de Freitas, 31, padeiro, Conselheiro Paulino
“Com toda franqueza, eu acho que o Brasil foi muito bem com a economia. Principalmente no meu caso, do ramo de confecções, as vendas foram boas o ano inteiro. Mesmo sendo ano político, o Brasil manteve a estabilidade econômica. Superou a crise mundial e as vendas foram boas”.
Jorge Gomes Bochimpani, 58, confeccionista, Centro
“Foi a decisão do concurso público de 1999. Graças ao prefeito (em exercício), Dermeval Neto, os concursados conseguiram esta grande vitória. Isso foi a maior conquista. O Dermeval Neto foi muito feliz nesta decisão importantíssima, que passou de prefeito para prefeito e ninguém decidiu nada. E esse concurso também foi realizado por um grande prefeito, que foi o dr. Paulo Azevedo”.
Maridélia Corso Teixeira, 46, professora, Centro
“Os reajustes da conta de água, que foram um abuso. O povo foi informado que Friburgo teria tratamento de esgoto, agora, a que preço? E quanto de reajuste teria, que nós não fomos informados? Eu tive dois reajustes: um de 100%, a conta dobrou, e depois veio mais um reajuste, de 10%, para a conta a ser paga agora em janeiro. Inclusive eu estou procurando um advogado para entrar na Justiça e tentar ver se consigo alguma coisa em relação a isso, porque está um absurdo. Eu sou a favor do tratamento de esgoto, é lógico que devemos despoluir, não sou contra isso, mas o preço deveria ser mais moderado, porque está machucando o bolso da gente. Eu tenho outras contas para pagar, luz, telefone, IPTU, que com certeza virão com reajuste. Isso tudo antes do aumento do salário mínimo, que aumentou seis ou sete por cento. Agora, na conta de água de Friburgo, o reajuste foi de 100%. Eu pergunto: o que aumentou 100%? Alguém teve reajuste de 100%? Vamos tratar, sim, mas dentro de um preço cabível, que possa ser pago. Eu já começo o ano de 2011 com essa dor de cabeça. 2010 não foi tão positivo e acho que 2011 vai ser menos ainda”.
Pierre Peter Barroso, 41, locador de imóveis, Paissandu
“Uma coisa muito maneira foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em Conselheiro Paulino. Foi um verdadeiro show, um espetáculo bonito. Valeu a pena assistir”.
Sarah Rufino de Souza
Calixto, 29, estudante de psicologia, Centro
“A doença do prefeito Heródoto e o Dermeval ter assumido a Prefeitura foram os fatos de destaque em Nova Friburgo em 2010”.
Enilon Massena,
aposentado, Centro
Deixe o seu comentário