O ano de 2011 começa com boas novas para os moradores do distrito de Conselheiro Paulino. Segundo o secretário municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Carlos Antônio Maduro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Conselheiro Paulino passará por obras de adequação a partir desta quarta-feira, 15 de dezembro.
Seguindo orientação do prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, que já esteve à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, estiveram reunidos recentemente com o secretário Maduro, o subsecretário, Gilberto Souza Filho, e representantes das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, para estudarem as mudanças necessárias no que se refere à infraestrutura do espaço. .
Maduro, que esteve na Praça Lafayete Bravo no dia 8, para o mutirão “Cuidando de Nova Friburgo”, comentou com pessoas da comunidade que o Cras de Conselheiro Paulino não vem desenvolvendo suas funções devido à questões pertinentes ao espaço físico.
“O prefeito Dermeval, em viagem ao Rio de Janeiro, quando participávamos da assinatura do decreto de repasse de verba Fundo a Fundo para o Cras, pelo governador Sérgio Cabral, solicitou atenção prioritária para a reforma do Centro de Conselheiro Paulino, para a estruturação da equipe técnica e operacional e a funcionalidade desta ferramenta de suma importância para o território de abrangência do Cras. Em 2011, o Cras estará todo reestruturado e semanalmente, a exemplo do ocorrido no último dia 8 de dezembro, a população poderá contar com o Cras itinerante em cada bairro”, destacou Carlos Maduro.
Carlos Antônio informou que em 40 dias as obras de adequação estarão terminadas e que dois cursos serão oferecidos no Cras de Conselheiro, gratuitamente, a partir de fevereiro: panificação e o Cozinha Escola. Interessados devem procurar o Cras de Conselheiro Paulino no final do mês de janeiro: Rua Antenor Fernandes, 8 (em frente ao ginásio poliesportivo de Conselheiro Paulino).
O que é o Centro de Referência de Assistência Social?
É um espaço público multidisciplinar e descentralizado, nos quais se desenvolvem ações e serviços básicos continuados para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, como discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.
Com vistas ao protagonismo, à autonomia e à emancipação destas pessoas, são disponibilizados serviços, programas e benefícios de proteção social básica relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.
Quem deve procurar o Cras?
Todo cidadão que deseja obter informações sobre os programas sociais e serviços da Prefeitura.
Deixe o seu comentário