‘Tempo da Delicadeza’

Espetáculo com músicas de Chico Buarque pode ser visto nesta sexta, sábado e domingo
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
por Leonardo Lima

O Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas, 71, Centro) recebe nestes dias 17, 18 e 19, às 20h, o espetáculo musical Tempo da Delicadeza, com 14 músicas de Chico Buarque de Hollanda. A atração, produzida pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), e apresentada por Thiago Guzzo e banda, promete emocionar os apreciadores da música popular brasileira e contagiar os fãs de um dos maiores compositores do país.

“Sou um grande fã do Chico Buarque. Em minha opinião, ele é um compositor completo, um excelente letrista e um músico excepcional. Ele não depende de um arranjador, sabe se virar sozinho”, afirma Thiago Guzzo.

Thiago conta que até chegar a um consenso de quais músicas fariam parte do espetáculo foi um trabalho árduo.

“Fizemos uma seleção maior e aos poucos fomos eliminando algumas canções. O Chico Buarque tem uma obra muito grande e, portanto, muito difícil de ser resumida em apenas 14 canções”, explica.

Estudante de música da UniRio, ele revela que sua paixão pela música vem desde cedo.

“Quando era garoto tive acesso a alguns instrumentos e surgiu o interesse de aprender a tocar. Aos 16 anos conheci o Juram Santos (vice-presidente da área audiovisual do Gama e dono do estúdio onde os ensaios vêm sendo realizados) e comecei a fazer alguns trabalhos”, relembra Thiago, que passou a ser guitarrista da banda gospel de Juram, a Nova Mensagem.

Já com 18 anos, o friburguense se mudou para o Rio de Janeiro e começou a estudar com o produtor do consagrado João Bosco, o músico Nelson Farias.

“Foi o Nelson quem me deu a ideia de fazer uma faculdade de música. Como sempre fui um amante da MPB, ele sugeriu que eu prestasse vestibular para a UniRio, pois ela aborda mais a parte musical brasileira”, conta Thiago.

Desde então, ele vem se apresentando em alguns eventos e fazendo participações em CDs de outros artistas. De 2006 para cá, por exemplo, gravou com Teleco Ventura, se apresentou com Jozi Luka no Teatro Municipal, tocou nas entregas dos troféus Galdino do Valle Filho e Guignard, e fez uma gravação do Hino de Nova Friburgo, que foi transmitida na TV Zoom em homenagem ao aniversário da cidade.

 

Jaburu exalta Chico Buarque e revela planos do Gama para 2011

Segundo o fundador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, a ideia de produzir Tempo da Delicadeza foi do próprio Thiago.

“Ele já vinha há uns quatro meses fazendo alguns trabalhos com a gente e me propôs a criação desse espetáculo, com músicas de Chico Buarque”, diz Jaburu.

Também apreciador de boa música, Jaburu recorda uma passagem da vida do cantor e compositor carioca e exalta sua humildade.

“O Vinícius de Moraes o apresentou ao Tom Jobim e, a partir daquele dia, mesmo já sendo um músico bastante famoso, o Chico Buarque passou a se denominar um aprendiz de Tom Jobim. Ele é de uma musicalidade e uma simplicidade incríveis”, assinala.

Diretor geral da produção, Jaburu adianta alguns dos projetos do Gama para 2011.

“A gente tem a pretensão de manter a base desta banda no ano que vem e deixar este espetáculo em cartaz no Centro de Arte durante uns seis meses. Além disso, também pretendemos roteirizar outro mestre da música popular brasileira, o Cartola”, revela.

Outra iniciativa do grupo em 2011 é o lançamento de sete CDs de poesias, um deles, Fernando em Pessoa, produzido em cima de composições de Thiago Guzzo.

Ingressos à venda no Centro de Arte uma hora antes do início do espetáculo, a R$ 10. LIVRE

 

FICHA TÉCNICA

Thiago Guzzo – piano, voz e violão

Jouber Alves – bateria

Ozias Gonçalves – contrabaixo

Jonathan Lima – violoncelo e guitarra

Raphael Veronese – direção geral

Chico Figueiredo – ambientação cênica

Anderson Seixas – iluminação

Lokasom – sonorização

Jaburu – direção geral

 

MÚSICAS: Todo sentimento, Cotidiano, As vitrines, Eu te amo, Choro bandido, Retrato em branco e preto, Sabiá, Meu guri, Cecília, Beatriz, A Rita, Carolina, Apesar de você, Paratodos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jaburu | GAMA
Publicidade