Amine Silvares
Um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, se estivesse vivo, teria completado 100 anos na última sexta-feira, dia 11. Noel de Medeiros Rosa, ou simplesmente, Noel Rosa, foi um dos maiores sambistas da história, e suas músicas são regravadas até hoje. O músico morreu jovem, aos 26 anos, de tuberculose, doença que enfrentou durante muitos anos, mas sua poesia permanece ao longo dos anos.
A vida de Noel Rosa não foi fácil. Nascido no Rio de Janeiro, no bairro Vila Isabel, seu parto foi complicado, quase matando ele e sua mãe. Nasceu com hipoplasia da mandíbula, doença que marcou sua aparência. Apesar disso, foi bastante mulherengo durante sua breve vida. Foi casado com Lindaura Medeiros Rosa e nunca teve filhos. Assim como muitos músicos brasileiros, Noel era autodidata e aprendeu a tocar o bandolim sozinho. Foi assim que nasceu seu interesse pela música. Ele também aprendeu a tocar violão e se tornou um grande compositor.
Seu primeiro grande sucesso foi Com que roupa?, de 1930. A inspiração para a música foi sua mãe, que escondeu todas as suas roupas quando descobriu que o filho sairia num sábado à noite. A boemia fazia parte da vida do compositor, que gastou boa parte de seu dinheiro com bebidas e mulheres.
Para celebrar seu centenário, está sendo lançado o CD Noel Rosa - 100 Anos de Celebração, com vários clássicos do carioca. Um dos maiores responsáveis pela popularização do samba não merecia menos. Entre as músicas, Fita Amarela, Feitiço da Vila, O X do Problema, Palpite Infeliz, além de seu maior sucesso, Com Que Roupa?. No álbum, grandes intérpretes da música popular brasileira fazendo suas versões de clássicos do samba. São 18 canções que merecem ser ouvidas sempre.
Deixe o seu comentário