Flávia Namen
O Sanatório Naval de Nova Friburgo ficou movimentado na manhã da última segunda-feira, 13. Tudo por conta da solenidade comemorativa pelo Dia do Marinheiro, que reuniu autoridades civis, militares, soamarinos e representantes de diversos segmentos do município. Presidida pelo diretor da instituição, o capitão de fragata, médico Nestor Francisco Miranda Júnior, a cerimônia foi marcada por uma série de homenagens, como a entrega de medalhas aos novos Amigos da Marinha.
A primeira parte da solenidade contou com a leitura de mensagens alusivas à data, enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo comandante da Marinha, o almirante de esquadra, Júlio Soares de Moura Neto. Os textos lembraram a corajosa e bem-sucedida trajetória do almirante Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha.
A segunda parte da cerimônia foi dedicada às homenagens e promoções aos militares da instituição. Foram graduados a terceiro sargento Fábio Martin Barboza Dopazo, Gilson Caetano Medeiros e Marcelo Cusat dos Santos, e a suboficial o 1º sargento Marcos Antônio Verneck Sanglard. O militar reformado Jacyr Reynaldo Rodrigues foi condecorado com a medalha militar e passador de ouro e o 2º sargento Luzio Augusto Cardoso Lopes foi agraciado com a medalha militar e passador de prata. Também foram homenageados Alessandro Machado Moreira, Monique de Azeredo Vieira e Maria do Carmo Gonçalves da Rosa.
Os novos Amigos da Marinha
O ponto alto da solenidade foi a entrega de medalhas aos novos Amigos da Marinha, honraria concedida a personalidades que se distinguiram no relacionamento ou divulgação do trabalho da instituição. Este ano, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar foi a instituição agraciada. Já as personalidades condecoradas foram o tenente-coronel João Paulo Mori, atual comandante do 6º GBM; o fotógrafo Daniel Marcus; e o empresário Júlio Cordeiro. Os agraciados receberam a medalha e o diploma do diretor do Sanatório e do presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Nelson Alvarez de Souza.
Outro momento de destaque da cerimônia foi a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ao vice-diretor do Sanatório Naval, o capitão de corveta, Ivo José Dutra da Costa Pinto.
“É com grande alegria que estou aqui em nome da Assembleia para homenagear o capitão Dutra com essa honraria, aprovada por unanimidade pela casa”, destacou o deputado estadual Rogério Cabral, autor da ementa que propôs a homenagem.
O lançamento da revista comemorativa do centenário do Sanatório Naval marcou o encerramento da solenidade, que contou com um coquetel de confraternização em torno daqueles que se dedicam, voluntariamente, à tarefa de ajudar a divulgar a importância da Marinha no âmbito político, econômico e ambiental da nação.
Deixe o seu comentário