Euterpe Lumiarense encerra 2010 com otimismo

terça-feira, 14 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Maurício Siaines

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel) encerra as atividades de 2010 com uma programação extensa, que vai desde apresentações de seus alunos até encontro de choro e espetáculo de balé, na próxima sexta-feira,17, e no sábado, 18.

Neste fervilhar cultural seus dirigentes estão otimistas e garantem que apresentarão à comunidade a banda de música, em 20 de janeiro de 2011, quando a instituição completará 120 anos. A revitalização da banda vem sendo realizada desde setembro de 2009.

A Euterpe Lumiarense é ponto de cultura reconhecido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura. Além da formação da banda, e do projeto de educação musical associado a ela, a Smel oferece hoje para a localidade teatro, balé, teclado, piano e violão.

O projeto Sanfoneiros da Serra, que tem como objetivo o resgate do acordeom, instrumento tradicional da cultura da região, é outra das ações da Euterpe Lumiarense, que já se tornou atração turística. Todo segundo sábado do mês, os sanfoneiros se apresentam no coreto da Praça Carlos Maria Marchon, no centro de Lumiar, e são motivo de orgulho para a população tradicional local.

A empreitada cultural da Smel promove o fortalecimento da autoestima e do sentimento de pertencimento dos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra. Não faz muito tempo, a população dessa parte de Nova Friburgo vivia exclusivamente da agricultura, que, por diversos motivos, perdeu seu valor econômico e simbólico. Diante desta nova realidade, limitaram-se as perspectivas que a sociedade local sabia oferecer aos jovens da região e estes, consequentemente, viram-se desorientados a respeito de caminhos a escolher em suas existências. Esta é a grande justificativa social da atuação da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense.

Para a realização de sua missão institucional a Smel tem recebido apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, da empresa Caminhos Dourados, do jornal A VOZ DA SERRA, do comércio local, de amigos e sócios. A continuidade desse trabalho necessita de outros apoios permanentes e mais recursos financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade