6° GBM entrega certificados a
bombeiros mirins e guardiões de piscina
Leonardo Lima
O pátio do 6° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) foi palco, na manhã de terça-feira, 7, da solenidade de formatura dos guardiões de piscina e dos bombeiros mirins. Na ocasião também foi realizada a entrega do diploma “Amigo do Bombeiro”, destinado a pessoas que se destacaram em 2010 no apoio às atividades do grupamento junto à sociedade friburguense.
Em seu discurso, o comandante do 6° GBM, tenente-coronel João Paulo Mori, não escondeu sua satisfação com a realização do evento. “Gostaria de agradecer aos colaboradores do nosso grupamento. A ajuda que eles dão não é pessoal, e sim em prol de toda a comunidade. Quanto aos guardiões de piscina, hoje estamos formando mais quinze. Atualmente Nova Friburgo é a única cidade do interior do Estado que oferece esse curso”, afirmou. Em relação aos bombeiros mirins, coronel Mori explicou que, além dos conhecimentos específicos desenvolvidos, o curso serve como aprendizado para toda a vida. “Esse curso me dá muito orgulho. Acredito muito na formação das crianças. É por esse caminho que se constrói uma sociedade melhor. Ano passado não foi possível realizá-lo, mas este ano felizmente aconteceu”.
Já para o coordenador do curso de guardião de piscina, capitão Fábio Gonçalves, a formatura é uma conquista de cada um dos alunos. “Parabenizo os alunos pela dedicação. Foi um curso árduo, que exigiu muito esforço físico, treinamento psicológico, mas em prol de uma boa formação”, disse. Por sua vez, o instrutor do curso de bombeiro mirim, cabo Schottz, explicou alguns dos ensinamentos transmitidos às crianças. “Em três meses de curso transmitimos diversos conhecimentos, como o desenvolvimento da percepção de riscos e noções de cidadania”, frisou.
Alunos que mais se destacaram receberam premiação especial
Além de certificado e camiseta, os alunos de ambos os cursos que mais se destacaram ao longo das atividades receberam premiações especiais. Os critérios utilizados foram avaliações prática e teórica, assiduidade, dedicação, camaradagem, assimilação dos exercícios, liderança e iniciativa. Entre os guardiões de piscina, os três primeiros colocados foram, respectivamente, Vinícius Araújo Carpi, Wanderley Viegas Vogas e Luan Amaral de Andrade. Já em relação aos bombeiros mirins os congratulados foram, pela ordem de colocação: Raíssa Moreira Barreira, Gilliard Heygdorn Santiago e Ana Carolina da Silva Pacheco (turma do 1° sargento Luiz Carlos Gonçalves Fischer); e Suellen Rastrelli Carlos, Thaynah Silva de Oliveira e Jhonny Chagas de Carvalho (turma do 2° tenente Sérgio Rodrigues Silva).
Os agraciados com o diploma Amigos do Bombeiro e suas respectivas instituições foram: Luiz Gonzaga Venturino (Hotel Vila Verde); 1° sargento Isaías Henrique de Oliveira (Tiro de Guerra); Gustavo Botelho (Superpão); Letícia Santos e Silva (Stam); Tarcísio Corrêa de Abreu (Soldabrás); Luiz Fernando da Costa Carvalho (Polimant); Marcelo Cintra (Ótica Suíça); Carla Gomes Nunes (MTR Transportes); José Henrique Magliano (Indicauto); Luiz Ribeiro (ILG); José Carlos dos Santos (HAK); Eias de Souza (Frisoldas); Aurélio Mury (Frienge); Eduardo Vezzani (Fase Home Theater); Rodrigo Gonçalves Guimarães (Conseg); Ronaldo Amorim (Cão Sentado); Eduardo Carlos Velozo (Auto Mecânica Dudu e Duduzinho); e Wantuil Cler Wenderroscky (Prefeitura).
Objetivos dos cursos
O curso de guardião de piscina tem como objetivo formar profissionais para atuarem em clubes, estabelecimentos de lazer e entretenimento e condomínios que possuam piscinas ou parques aquáticos de uso coletivo em todo Estado do Rio de Janeiro, como indicado pelo decreto estadual n° 4447, de 21 de agosto de 1981. Através do curso são desenvolvidos os seguintes ensinamentos: resgate e salvamento de vítimas de acidentes aquáticos em piscinas, com técnicas de reboque de afogado; reconhecimento e tratamento de vítimas nos diversos graus de afogamento e parada cardiorrespiratória; utilização de equipamentos de primeiros socorros; execução de manobras de suporte básico de vida; conhecimentos de legislação estadual sobre regularização de piscinas e parques aquáticos de uso coletivo.
Já o curso de bombeiro mirim visa desenvolver nos participantes a percepção de riscos, agregando valores de uma cultura preventiva, proporcionando mudanças comportamentais de modo a torná-los multiplicadores de informações em suas famílias e na comunidade onde vivem. O projeto tem como público alvo estudantes da rede pública e privada de ensino com idade entre 10 e 13 anos.

Deixe o seu comentário