Amine Silvares
Nem a chuva do fim de semana conseguiu desanimar os amantes do mais brasileiro dos ritmos. O Dia Nacional do Samba, comemorado na última quinta, 2, rendeu motivos para festas por toda Nova Friburgo. De sambas clássicos, passando pelas tradicionais marchinhas de carnaval, até os mais recentes sucessos do pagode, o público aproveitou para curtir o samba na serra.
No dia 2 a banda Dos 9 aos 90 fez a festa em frente à sede da Campesina Friburguense, já se aquecendo para o carnaval 2011. Mais de cem pessoas acompanharam a movimentação, que reuniu sambistas, pagodeiros e partideiros de todas as idades. A banda tocou músicas de diversas fases do samba e encerrou a noite com as clássicas marchinhas.
Os organizadores do Bloco Rastafare trouxeram mais uma novidade para celebrar o dia em Nova Friburgo. O Trem do Samba, que aconteceu na tarde de sábado, 4, fruto de uma parceria do Circuito Cultural Sesi/RJ com a Prefeitura de Nova Friburgo, reuniu friburguenses e turistas para um passeio de uma hora pelo Centro e Olaria, ao som da bateria do tradicional bloco de carnaval da cidade. Marcado para sair às 16h, o Trem do Samba só deu início à sua viagem duas horas e meia depois, às 18h30. Mesmo assim, os foliões se mantiveram animados antes, durante e depois do percurso. Cerca de 200 pessoas lotaram o trem.
Domingo foi vez da Orquestra Tio Samba brilhar no palco do Teatro Municipal. A plateia animada aprovou o repertório do grupo, que tem 12 anos de estrada. No repertório, mais sambas clássicos de Geraldo Pereira, Carmem Miranda, Noel Rosa, Ary Barroso, Tom Jobim, Cartola entre outros. A banda, em perfeita harmonia, não perdeu o fôlego durante a noite e mostrou emoção ao interpretar as músicas. Mas quem ficou só na vontade este ano não precisa se preocupar: ano que vem tem mais.
Deixe o seu comentário