EM SUA mudança de secretariado, o prefeito interino, Dermeval Neto, nomeou o coronel Celso Novaes para a superintendência da Autran, e este deu o recado que pretende fazer respeitar o Código de Trânsito. Uma iniciativa que pode minimizar, dentre outras coisas, o número de acidentes automobilísticos.
A CADA feriado prolongado, muitas mortes ocorrem nas estradas brasileiras, e Nova Friburgo também colabora com as estatísticas. Frequentemente ocorrem acidentes em estradas que cortam o município, e este número, infelizmente, parece não diminuir. Automóveis, caminhões e motocicletas estão frequentemente nos noticiários de forma trágica.
A BEBIDA também foi outro assunto que voltou a preocupar as autoridades do trânsito. A Polícia Rodoviária Federal permanentemente identifica motoristas alcoolizados, revelando que, apesar das campanhas, muitos teimam em descumprir a lei, num total desrespeito aos mais elementares princípios de civilidade, inclusive em Nova Friburgo.
DESDE QUE foram adotados como auxiliares na fiscalização do trânsito, os bafômetros mostraram a sua inocuidade inclusive no nosso município, pois poucos são flagrados dirigindo alcoolizado. Seria a abstinência dos motoristas ou a incompetência da fiscalização no uso do equipamento?
SABEMOS das dificuldades encontradas pelas autoridades em criar um sistema de trânsito que consiga comportar, em poucas ruas, o crescente número de veículos que circulam em Nova Friburgo. E esse desafio continuará para o novo titular da Autran. Porém, fiscalizar os excessos e as mazelas do trânsito em nossa cidade também se torna necessário.
DEVIDO à sua limitada área de circulação e o grande número de veículos, o município deve se preocupar com o tema enfrentando o problema que afeta não só a motoristas, mas a setores da economia, como o comércio e o turismo. Para tanto, é preciso unir o poder público e a sociedade num debate que traga soluções, atendendo toda a comunidade, o quanto antes.
Deixe o seu comentário