Leonardo Lima
Promovida pela oitava vez em Nova Friburgo, a campanha “Natal sem Fome” arrecadou até o momento cerca de sete toneladas de alimentos. Entretanto, a quantidade ainda está distante da meta estabelecida em 2010.
“Nosso objetivo é conseguir 20 toneladas. A arrecadação está a pleno vapor, mas requer ainda muita luta para alcançarmos o nosso objetivo”, afirma o gerente comercial da Frivel, Odyr Silveira.
De acordo com ele, no próximo dia 11 a equipe de funcionários da empresa sairá às ruas da cidade em busca de mais alimentos. Além disso, outro fator que gera otimismo é o fato das empresas parceiras na iniciativa ainda terem uma grande quantidade a ser coletada. Diversos postos de coleta estão espalhados nos estabelecimentos da cidade. “Estamos otimistas, mas precisamos da colaboração de todos nesta luta, pois as entidades envolvidas necessitam muito dessa ajuda”, diz Odyr. Outra forma de arrecadação é uma rifa, vendida pelo valor de R$ 10, que será sorteada no dia 22, pela Loteria Federal, com verba revertida à compra de alimentos. “Estamos iniciando mais uma rifa, de uma TV 32 polegadas, pois a primeira se esgotou rapidamente”, revela o gerente. Quem adquiriu os cupons do primeiro lote concorrerá a uma TV 42 polegadas, um aparelho de GPS e um DVD automotivo.
Em relação aos alimentos que podem ser doados, Odyr informa que são solicitados os não perecíveis e aqueles que tiverem prazo de validade pelo menos até janeiro de 2011, exceto sal.
“Não adianta doar um alimento para uma creche que ela não utilize. Por isso fixamos o dia 17 como data limite, para podermos classificar e dividir as doações, em quantidades proporcionais ao número de atendidos em cada instituição”, esclarece.
Segundo Odyr Silveira, a “Natal sem Fome” foi iniciada pelos funcionários da Frivel em 2001, numa campanha pequena.
“A fábrica da Volkswagem sugeriu na época que promovêssemos algo deste tipo e tudo o que arrecadávamos ela dobrava. Porém, depois de um tempo ela não deu seguimento a essa ideia e os próprios funcionários se mobilizaram para continuar realizando a campanha”, explica.
Ele também garante que o único propósito da iniciativa é ajudar as pessoas necessitadas.
“Não queremos vender nossa imagem, apenas damos apoio a este movimento”.
Em 2009 a campanha não foi realizada, o que, segundo Odyr, fez muita falta às instituições carentes do município. “As entidades deram o testemunho da falta que fez essa campanha no ano passado. Em 2008 arrecadamos 17.400 quilos de alimentos, nosso recorde. Isso dá, em média, 2,5 toneladas para cada instituição, e em alguns casos gera até seis meses de alimentação garantida”, explica. Mais informações sobre a campanha “Natal sem Fome” podem ser obtidas através dos telefones 2525-2510, 2525-2501, 2525-2563 e 2525-2533.
Deixe o seu comentário