Conselho de Desenvolvimento Político Regional (CDPR), que se reúne na Firjan, completa dois anos e debate IFDM

segunda-feira, 06 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Conselho de Desenvolvimento Político Regional (CDPR), que reúne as prefeituras de 13 municípios da região, está completando dois anos em 15 de dezembro. Na última reunião, no dia 29, Carlos José Ieker, ex-presidente da Firjan Regional e, hoje, vice-presidente do Sistema Firjan, resumiu assim esses dois anos:

“O objetivo do Conselho de Desenvolvimento Político Regional é um pouco maior do que as ações partidárias e administrativas dos municípios. Essas preocupações devem ficar da porta para fora, para que o conselho possa pensar regionalmente e oferecer condições para o desenvolvimento. É preciso, inclusive, pensar em subsídios para atrair empresas fortes que viabilizam mais empregos e melhor renda. Subsídios como espaço, mão de obra qualificada e benefícios. Atrair indústrias é importante para permitir que a região seja forte e possa melhor equilibrar suas forças, como apontam os índices da Firjan.”

Além da Firjan, o conselho tem, ainda, como parceiros, os deputados da região – Glauber Braga, Olney Botelho e Rogério Cabral – além do Sebrae e das prefeituras dos 13 municípios.

Na ocasião, o gerente de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Guilherme Mercês, apresentou aos representantes dos municípios presentes os resultados regionais do IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. O índice, que existe e é divulgado desde 2008, consegue avaliar o desempenho de cada um dos municípios brasileiros. Mas, por conta dos dados oficiais de saúde, que levam muito tempo para ser divulgados, o mais recente que se consegue fazer é uma leitura de três anos atrás. O recorte regional do estudo ajuda a entender o que está acontecendo com o desenvolvimento de cada um dos municípios da região Centro-Norte Fluminense, de acordo com índices oficiais de saúde, educação e emprego e renda.

Na região Centro-Norte, segundo o IFDM, a variável mais frágil é emprego e renda. Houve avanço em educação e recuo em saúde, apesar de os números oficiais serem bons na região. Mercês destacou a acentuada disparidade entre os municípios.

“Há um desequilíbrio muito grande no mercado de trabalho formal dos municípios mais bem colocados, como Nova Friburgo e Teresópolis, e os menos desenvolvidos como Trajano de Morais” citou ele.

Ainda segundo a pesquisa, 71% da população da região estão nos municípios que caminham para o alto desenvolvimento. São eles: Nova Friburgo, Teresópolis, Cantagalo e Bom Jardim.

PARCERIAS - O gerente da Firjan Regional, Gustavo Sarruf, ressaltou a importância das parcerias fortalecidas no CDPR.

“O ponto alto do Conselho nestes, dois anos, foi a união de deputados, da Firjan, do Sebrae e dos prefeitos dos municípios, para pensar problemas e soluções comuns. Tivemos auxílio na questão da eficiência da gestão pública e o trabalho da UFF com vistas à informatização da administração pública, o Cinturão Digital”, lembrou ele.

A Lei Rosinha também foi assunto em pauta, já que muitos consideram que ela gera uma concorrência desleal entre os municípios. Outro item de discussão foi o fortalecimento dos empresários e a capacitação do funcionalismo público com vistas a uma gestão pública mais moderna e eficiente. Novamente, apareceu o tema da gestão pública. Os secretários entendem que é preciso atuar em conjunto também neste tópico. No próximo dia 10, Eduardo Nery, consultor que elaborou o Plano de Desenvolvimento do Norte e Noroeste, numa parceria da Petrobras com o governo do Estado, fará um palestra em Nova Friburgo.

PARTICIPANTES - Os sete municípios que participaram desta reunião foram representados pelos seguintes: Wania Monnerat (subsecretária de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo), Nassouh Ejje (secretário de Desenvolvimento Econômico) de Teresópolis), Eliane Dutra Fialho (representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Sebastião do Alto), Luiz Carlos Lannes da Silva (secretário de Governo de Macuco), Mario Alfredo Vieira Botelho (secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Cordeiro), Osório Luis Figueiredo de Souza (secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiras de Macacu), Cristina Medeiros de Oliveira (representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bom Jardim) e Chever Figueiredo Melegao (representante de Trajano de Moraes).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade