Como diminuir a conta de luz

quarta-feira, 01 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O horário de verão esta aí. É adotado pelo governo federal justamente visando à economia de energia elétrica no período em que os dias são mais longos. Porém, os consumidores residenciais de algumas concessionárias pagarão a conta de luz com aumento, por conta do reajuste anual, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É o caso de quem recebe energia elétrica da Light. Os consumidores residenciais pagarão, em média, 1,93% de aumento na conta de luz deste mês. No caso de clientes industriais, o percentual de aumento foi de 2,1%, perfazendo o percentual de aumento de 2,68%. Em Nova Friburgo, segundo a Energisa, a revisão tarifária ocorre no mês de junho, diferente do aumento da Ampla, que é em março, e da Light, que é em novembro. Isto significa que não haverá alteração na tarifa da Energisa Nova Friburgo agora.

Mesmo assim, o uso de eletrodomésticos mais eficientes e modernos, juntamente com a mudança de hábitos domésticos, podem fazer com que a conta de luz do mês diminua, como afirmam os economistas. Acompanhe, a seguir, algumas dicas para ajudar a amenizar o valor da conta.

* Selo de economia

Na hora da compra, dê preferência aos modelos de eletrodomésticos que têm o Selo Procel de Economia de Energia.

* Viagem

Ao viajar, desligue o disjuntor geral.

* Benjamim

Tomada quente é sinal de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.

* Pintura

Pinte as paredes e o teto com cores claras, que refletem melhor a luz.

* Iluminação

Use iluminação dirigida para leitura, como abajures e luminárias.

* Lâmpada econômica

Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares na cozinha, na área de serviço, na garagem e em qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia.

* Luz solar

Evite acender lâmpadas durante o dia. Use a do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas.

* Luz apagada

Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.

* Geladeira

Arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar circular. Não guarde alimentos e líquidos quentes nem em recipientes sem tampa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade