O Centro de Convivência da Feliz Idade, antigo Clube de Xadrez, será palco de um evento especial nesta sexta-feira, 26. A partir das 19h, o local abrigará um desfile de modas com peças produzidas pelos alunos do Centro de Formação Profissional do Vestuário de Nova Friburgo. O evento promete mostrar muitas novidades e tendências para a próxima estação.
Com parceria do Sebrae/RJ, através da consultora Geiza Lobosco, o desfile terá como tema a África, considerada o berço da humanidade. O país, que também sediou a última Copa do Mundo, inspirou os alunos por ter mostrado ao mundo seu povo alegre e hospitaleiro além de sua riqueza cultural e religiosa.
As peças e acessórios a serem apresentados durante o desfile estão sendo desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Estilo Lingerie, Modelagem de Moda Íntima, Iniciação em Estilo, Modelagem Plana, Costura Plana, Costura Íntima, Corte, Modelagem Fitness, Aproveitamento de Aparas e Oficina de Bolsas e Customização - todos sob a coordenação de instrutores do Centro de Formação Profissional.
Inclusão social através da profissionalização
Inaugurado em 2005, o Centro de Formação Profissional do Vestuário faz parte da estrutura organizacional da secretaria municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante e Superior da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Toda a infra-estrutura foi montada com recursos do provenientes de um convênio com o governo federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor de confecções, o Centro de Formação é voltado para a inclusão social através da qualificação gratuita de mão de obra nos cursos de costura, corte, modelagem, estilo e artesanato. Os alunos empreendedores saem dos cursos de capacitação motivados a criarem seus próprios negócios, o que gera mais trabalho e, consequentemente, mais emprego e circulação de renda no setor de confecção do município.
Os cursos oferecidos no Centro de Formação Profissional do Vestuário visam atender, principalmente, à população de baixa renda do município. Em média, o espaço atende 300 alunos por mês, com idade entre 16 e 80 anos. Os empresários confeccionistas do município constantemente solicitam ao centro profissionalizante indicações de alunos que se formam para fazer testes em suas empresas, havendo possibilidade de contratação.
Deixe o seu comentário