Dalva Ventura
Mais uma vez o patrono de A VOZ DA SERRA foi homenageado pela Câmara Municipal de Nova Friburgo, que deu seu nome à nova sala de imprensa. A inauguração aconteceu na terça-feira, 23, com a presença dos familiares de Américo Ventura Filho, dos funcionários do jornal e de praticamente todos os vereadores (apenas Isaque Demani (PR) estava ausente, por se encontrar em Brasília).
A iniciativa de dar o nome de Américo Ventura Filho à sala foi da Mesa Diretora, tendo aprovação geral. A sala de imprensa conta com acesso à internet, impressora, telefone, fax, enfim, tudo que os jornalistas necessitam para produzir suas reportagens.
O presidente da Câmara, Sérgio Xavier (PP), destacou a necessidade do Poder Legislativo contar com “um espaço como este, que certamente vai estreitar ainda mais o relacionamento com os órgãos da imprensa”.
O atual secretário de Educação e vereador licenciado, Marcelo Verly (PSDB), ressaltou o fato de Américo Ventura Filho ter trabalhado como funcionário da Casa nos idos de 1930, sendo responsável pelas atas das reuniões. Em seguida, leu uma biografia do homenageado, que hoje faz parte da história de Nova Friburgo e, mais particularmente, da imprensa local. “Venturinha foi um extraordinário ser humano e representava um exemplo de integridade, fibra, bondade, honradez e lealdade”, dizia trecho da biografia.
O texto destacava que “seu Ventura” também foi funcionário da Prefeitura e homem de confiança de todos os prefeitos com quem trabalhou, independente do partido ao qual pertenceu, sempre praticando um jornalismo honesto, digno e em defesa dos interesses da comunidade.
Após falecer, seu filho mais velho, Laercio Ventura, assumiu o comando do jornal, dando novo fôlego ao veículo e mantendo até hoje o compromisso de isenção e o respeito ao leitor, conforme ressaltado por Verly. Estas características tornam A VOZ DA SERRA líder de mercado na região e um dos mais respeitados atualmente no interior fluminense.
Sérgio Xavier fez questão de mostrar os ofícios da Câmara, já amarelados pelo tempo, aprovando uma indicação do então prefeito Amâncio Mário de Azevedo, dando o nome de Américo Ventura Filho a uma rua do município, localizada no Loteamento Nosso Sonho e, mais tarde, a uma escola no Alto de Olaria.
Uma referência
para a família e a
imprensa friburguense
Todos os vereadores usaram da palavra, sempre enaltecendo a figura do fundador de A VOZ DA SERRA, de seu sucessor, o diretor Laercio Rangel Ventura, e da equipe do jornal. Os discursos também evidenciaram o papel da imprensa no desenvolvimento do município e na melhoria do dia a dia da comunidade.
O empresário Tony Ventura, sobrinho do homenageado, um dos integrantes da mesa, começou seu discurso lembrando que as filhas do homenageado, Layse e Dalva, as netas, Adriana, Ana Carla e Gilse, também estavam presentes à cerimônia. Falou ainda que a homenagem, “justíssima”, era motivo de muito orgulho para toda a família Ventura. Que, aliás, tinha no “tio Meco”, uma referência. “Com seu falecimento, a referência maior passou a ser, então, o Laercio”.
Em seu discurso, o presidente da Associação Friburguense de Imprensa (AFI), José Duarte, ressaltou a importância da sala, que vai estreitar ainda mais os contatos da mídia com a Câmara Municipal.
O diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura, agradeceu a homenagem e se disse profundamente emocionado, não só com as palavras de todos os que o antecederam, como pelo reconhecimento da importância do papel do jornal. Ele lembrou detalhes da vida de seu pai e do jornal. “Papai foi o homem de confiança de todos os tipos de prefeitos, de diversas facções e partidos políticos, mesmo quando fazia oposição a eles nas páginas de seu jornal”, declarou. “Como eu costumo dizer, meu pai sempre defendeu a democracia e combateu o bom combate”, frisou Laercio.
O fato de a Câmara ter batizado sua sala de imprensa com o nome do patrono de A VOZ DA SERRA é, portanto, disse Laercio, “inteiramente merecido e todos que conheceram Américo Ventura Filho sabem disso”. Por fim, falou sobre o desafio e a luta diária que é colocar o jornal na rua, agradecendo a todos que o ajudam a continuar fazendo de A VOZ DA SERRA um atuante veículo de mídia impressa.
Deixe o seu comentário