Governo do estado investe R$ 10 milhões em salto tecnológico

segunda-feira, 08 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Para melhorar os serviços prestados ao cidadão e ter um sistema de banco de dados mais seguro, o governo do estado do Rio de Janeiro, por meio do Proderj, deu um salto em seu ambiente tecnológico, que há 15 anos não recebia grandes investimentos. Nos dias 1º e 2 de novembro, o Proderj fez uma atualização no banco de dados, substituindo o mainframe antigo – computador dedicado ao processamento de um grande volume de informações – por um mais moderno e seguro. A memória da rede atual é 16 vezes maior que a anterior e o processamento de dados foi aumentado em 40%. O custo da montagem, treinamento e instalação do novo mainframe foi de aproximadamente R$ 10 milhões.

“Essa inovação permite que avancemos cada vez mais na prestação de serviços ao cidadão e na modernização da gestão”, disse Paulo Coelho, presidente do Proderj.

Desta forma, é possível garantir um melhor desempenho dos serviços disponibilizados pelo Governo Eletrônico, como pagamento de IPVA, controle de processos, marcação de vistorias a veículos, emissão de documentos e outros encaminhamentos que podem ser feitos via internet. A iniciativa também traz mais eficiência ao trabalho realizado por diversos departamentos e órgãos do Governo. As polícias Militar e Civil, por exemplo, podem consultar o cadastro de Roubo e Furto de Veículos com mais agilidade. O próprio cidadão também pode ter informações de processos, fazer consultas de IPVA e Taxa de Incêndio, com maior velocidade.

Com o novo equipamento (CPU Z/890), a capacidade de armazenamento do sistema aumentou de 1,2 TBytes para 13,9 TBytes, e a memória de 2Gb para 32Gb. A capacidade de processamento passou de 127 Mips para 165 Mips e a Arquitetura, de 32 bits para 64 bits.

A atualização do sistema foi realizada durante os dias de feriado para que o tempo de indisponibilidade dos sistemas fosse reduzido. Há cerca de um ano o processo de migração estava sendo testado para que os serviços fossem normalizados no menor tempo possível. A operação contou com o apoio de técnicos da IBM.

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