Consultoras do Sesi visitam projeto ambiental criado por confecção de moda íntima

sexta-feira, 05 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na tarde da última sexta-feira, 29 de outubro, a microempresa Elas Lingerie recebeu a visita de três simpáticas mulheres, que foram conhecer de perto o projeto ambiental realizado pela empresa na cidade. Amanda Vieira, agente de atendimento do Sesi e Senai de Nova Friburgo, juntamente com Elizabeth de Souza e Sheila Nogueira, consultoras do PSQT (Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho), foram recepcionadas por Adriana Maria, responsável pela área produtiva da Elas Lingerie.

As visitantes analisaram a proposta da microempresa, que visa contribuir com o meio ambiente plantando anualmente cerca de 30 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, cultivadas pelos proprietários da Elas Lingerie num pequeno viveiro instalado na laje da casa onde residem, em Olaria. As mudas são cultivadas em sacolinhas de bojos moldados – material utilizado na fabricação de sutiãs –, que acabariam indo parar diretamente nos lixões da cidade, junto com tantos outros detritos, já que este resíduo plástico é descartado no momento em que o sutiã entra no processo inicial da produção.

Embora a quantidade de mudas seja consideravelmente pequena em relação à quantidade de detritos que uma confecção gera no dia a dia, os responsáveis pela empresa acreditam que com esta atitude contribuem para disseminar a importância da preservação da natureza entre a população e estimular outros a perceber que para fazer qualquer coisa em benefício do próximo e da sociedade em geral basta apenas ter boa vontade e botar as mãos na massa.

As sementes estão sendo apanhadas na natureza local, assim como o sibipiruna, fedegoso, canafístula, timbó, e também sendo doadas por pessoas que tomam conhecimento do projeto, denominado Elas Preservando. Uma outra espécie que está sendo cultivada é o pinheiro de araucária, árvore ameaçada de extinção, cujas primeiras sementes foram doadas por um dos colaboradores da empresa, o jovem Raphael Klein, que também auxilia na manutenção do viveiro.

As orientações iniciais foram dadas por Marcos Cunha, ambientalista que reside em São Pedro da Serra e que produz mudas de várias espécies para o SOS Mata Atlântica, e a primeira quantidade de terra, que deu para encher cerca de 200 saquinhos, foi doada pelo vereador Cláudio Damião, que recolheu do seu próprio quintal para contribuir. Algumas mudas serão plantadas em alguns parques da cidade, assim como o Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha. “A ideia é deixar lá as mudas e informar aos visitantes daquele local que cada um poderá contribuir com sua parte para um futuro melhor, plantando no mínimo uma árvore”, comenta Alex Sandro Santos.

As consultoras do PSQT saíram bastante entusiasmadas com a atitude ambiental desenvolvida pela microempresa. Elizabeth até ganhou de Adriana uma muda de pinheiro de araucária e prometeu plantá-la em Pendotiba, Niterói.

Para conhecer mais detalhes sobre este projeto, os interessados podem acessar www.elaslingerie.blogspot.com ou enviar e-mail para elas.lingerie@gmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade