Henrique Amorim
Os cemitérios de Nova Friburgo receberam durante toda última terça-feira, 2, feriado de Finados, milhares de visitantes que foram reverenciar seus entes queridos, ofertando flores nos túmulos e velas nos cruzeiros. Para receber o grande contingente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos destacou diversas equipes para serviços de capina, pintura e limpeza dos cinco cemitérios municipais (São João Batista, Trilha do Céu, Riograndina, Amparo e Campo do Coelho). O Cemitério São João Batista, no Centro, foi o que mais recebeu visitantes durante todo o dia. Na capela mortuária, diversos padres da Diocese de Nova Friburgo se revezaram na celebração de pelo menos seis missas em intenção aos fiéis falecidos.
A aposentada Roselina Barbosa Monteiro, 74 anos, reside em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, mas não deixa de seguir à risca a tradição de enfeitar o jazigo da família no São João Batista. Todos os anos ela viaja quase 180 quilômetros até Nova Friburgo, no carro do filho Eliesdras, para homenagear o marido, Antônio Carlos, morto há 23 anos e com quem se casou em Nova Friburgo, em 1930.
“Todos os anos venho até aqui, deposito flores em seu túmulo, rezo um terço e assisto a uma missa na capela por meu marido e todos os falecidos. Se não vier ao cemitério no Dia de Finados, parece que algo está faltando”, disse Roselina, que elogiou a limpeza e a arrumação do cemitério friburguense.
“Sentimos muita falta da época em que vivemos aqui em Nova Friburgo com o saudoso papai”, emendou Eliesdras, que se emociona ao visitar o túmulo de Antônio Carlos.
Os túmulos de políticos locais, como o do ex-prefeito Amâncio Mário de Azevedo, foram bastante visitados por familiares e admiradores. Os ambulantes comemoraram a venda de flores, contestando a hipótese de que o Finados a cada ano reúne menos adeptos. O desempregado Leandro Campos Alencar, 22 anos, teve que buscar flores no mercadão do Bairro Ypu para revender nas imediações do São João Batista pelo menos três vezes, devido à grande procura. “Como sempre, as rosas vermelhas foram as campeãs de vendas”, disse ele satisfeito, que ao fim da tarde já fazia até promoção de R$ 1 a unidade, o que fez o estoque acabar.
Deixe o seu comentário