A PRESIDENTE eleita Dilma Roussef deu o tom de que vem para avançar na gestão das políticas públicas e, além da educação, a saúde ganhou destaque em seu primeiro discurso após o resultado das urnas. A ampliação dos serviços do SUS, como ela quer, terá efeitos imediatos em toda a rede pública hospitalar, da qual Nova Friburgo é parte integrante.
OS BENEFÍCIOS para a população brasileira serão evidentes. A expectativa nacional pela melhoria do serviço médico prestado na rede pública deve provavelmente ter sido o apelo eleitoral que mais pesou na hora de eleger a sucessora de Lula. O caos na saúde, verificado no cotidiano de todas as cidades brasileiras, mostra que o clamor social deve finalmente estar com os seus dias contados.
OS MUNICÍPIOS fora da Região Metropolitana do Rio, como Nova Friburgo, sentem a falta de serviço mais ampliado. Não é difícil constatarmos nas noites friburguenses filas à porta do HRS, com pacientes em busca de uma marcação de consulta para o próximo ano, se chegarem até lá. Acabar com este quadro de vergonha nacional é, pois, um desafio que não se impõe somente ao gestor em Brasília. Requer ainda o empenho estadual e, na ponta do atendimento, do governo municipal, que, efetivamente, cuida da população.
É SABIDA a carência de recursos humanos e técnicos do Hospital Raul Sertã para dar atendimento digno a uma população que não se restringe a Nova Friburgo. Centro de referência médica na região, o município ainda sente falta de serviços que levem em conta a regionalização da saúde com a melhoria da qualidade de vida de habitantes de mais de dez municípios.
ALGUNS setores sensíveis da iniciativa privada estão colaborando com a Prefeitura e, de resto, com toda a população, para a melhoria dos serviços do HRS. Hoje, a Stam Metalúrgica entrega gratuitamente ao governo uma ala hospitalar composta de 9 enfermarias e 49 leitos. Uma generosidade relevante que bem caracteriza o conceito de responsabilidade social adotado pela empresa em inúmeras atividades e agora sensível à carência de nossa rede pública.
PORÉM, mais importante ainda está sendo o compromisso do prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto, ao dar apoio total à gestão da saúde pública no município com a ampliação do quadro médico e ao aprimoramento do atendimento aos usuários. Dermevalzinho ataca o problema que a população vem enfrentando há anos e que pode, conjugado com proposta da presidente eleita, oferecer mais vida e dignidade a todo o povo.
Deixe o seu comentário