A Praça Dermeval Barbosa Moreira será palco de evento para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Atenção Integral à Saúde, está organizando um evento gratuito, com o tema adotado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, Diabetes: educar para prevenir, que será celebrado no dia 12, das 9h às 13h.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado no dia 14 de novembro, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Banting que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina. Banting recebeu o prêmio Nobel da Medicina por sua descoberta e aplicação da insulina no tratamento de pessoas com diabetes.
De acordo com a gerente de Atenção Integral à Saúde, Soraya Campos Babo, o evento deverá oferecer avaliação de glicose e aferição de pressão arterial, orientação de prevenção de diabetes, medição de peso e altura, orientação nutricional e exercícios físicos, com apoio do Pró-Esporte.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 2523-1889.
O que é diabetes?
Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. O órgão responsável pela produção deste hormônio é o pâncreas, que deve aumentar a permeabilidade da membrana plasmática à glicose. As principais características da diabetes são a elevação da quantidade de glicose no sangue e a glicosúria (presença de açúcar na urina).
Alguns sintomas de quem tem diabetes são frequentes, como o aumento da frequência em urinar, a perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos e sede e apetite exagerados. O diabético deve redobrar a atenção na alimentação, evitando ao máximo doces, massas e bebidas alcoólicas, evitando levar uma vida com menos complicações, tão comuns aos portadores da doença.
Deixe o seu comentário