A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou recentemente um projeto de lei que representa um avanço no que se refere ao bem-estar dos animais. Conforme notícia divulgada no site do Legislativo, no último dia 19 foi aprovada por unanimidade o projeto de lei nº 5787/10, de autoria do vereador Manoel do Pote, que proíbe, no âmbito do município de Nova Friburgo, a realização de rodeios, touradas ou eventos similares que envolvam maus tratos e crueldade a animais.
A medida agradou às entidades e cidadãos que atuam na cidade em prol dos direitos dos animais. Resta agora aguardar a sanção do prefeito para que o projeto de lei passe a valer no município. Alguns ativistas estão se mobilizando via internet para que toda a comunidade se una pela imediata aprovação da nova lei. Quem quiser aderir pode enviar e-mail para o prefeito, através do endereço gabinete@pmnf.rj.gov.br. “Todos os vereadores falaram conosco que ficaram impressionados com a quantidade de e-mails que chegaram de todo o Brasil pedindo a aprovação deste projeto, sentiram a força que temos juntos. Agora é a vez do prefeito. A união faz a força”, afirmam os ativistas.
Vale lembrar que em fevereiro deste ano um grupo de ativistas promoveu uma manifestação na calçada do fórum pelo fim da realização de rodeios na cidade. Munidos de faixas e cartazes com frases de repúdio a esse tipo de evento, o protesto atraiu a atenção de quem passava pelo local para a questão dos maus tratos aos animais.
O protesto foi uma iniciativa do núcleo local da Sociedade Vegetariana Brasileira, do grupo Ativistas Independentes e do Instituto Univida de Proteção Animal. Durante a manifestação, os ativistas ressaltaram que os rodeios costumam expor os animais a situações de sofrimento, estresse e maus-tratos. Na ocasião também foi destacado que já existe uma lei estadual e outra federal que trata da proibição de animais em circos. A fiscalização está a cargo do Ibama e entre as penalidades estão o pagamento de multa e até a suspensão das atividades.
Deixe o seu comentário