Experiência da Origem é destaque em eventos tecnológicos

quarta-feira, 03 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico/Campus da Uerj em Nova Friburgo participa esta semana, no Rio de Janeiro, do workshop promovido pela Rede Fito Mata Atlântica, que vem sendo formada no Estado pela Fundação Oswaldo Cruz, através da divisão de Farmanguinhos (laborarório de pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos). Também neste mês, a incubadora estará em Teresópolis, no IV Fórum de Produção Acadêmica. O evento, realizado pelo Centro de Ciência e Tecnologia da Unifeso, tem como tema “Inovação Tecnológica: o capital intelectual para o desenvolvimento social”.

O workshop da Rede Fito Mata Atlântica tem como público alvo empreendedores, empresários, pesquisadores e agentes governamentais. Na abertura do evento, que começa na quarta-feira, 3, e termina na sexta, 5, estão sendo aguardadas as presenças do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Já Fórum de Produção Acadêmica, entre os dias 10 e 13, é voltado para os estudantes dos diferentes cursos de graduação da Unifeso, sendo a programação, que conta com palestras, mesas redondas e cursos, aberta também à comunidade local.

Segundo a gerente da Origem, Lanice Fagundes, ambos os eventos são uma oportunidade para sensibilizar a sociedade para a cultura do empreendedorismo e também a prospecção de novos empreendimentos para o seu programa de apoio à criação e fortalecimento de micro e pequenas empresas. “Embora o workshop e o fórum tenham foco e público distintos, o assunto das palestras que estamos levando é bem parecido. De modo geral, vamos fazer uma apresentação do trabalho que vem sendo realizado pela incubadora e os mecanismos de apoio a inovação existentes no Brasil”, explicou.

Ainda segundo Lanice Fagundes, em função da tradição agrícola de Nova Friburgo e região, e também a biodiversidade das áreas de Mata Atlântica ainda preservadas, a Origem vem articulando no município a implantação de um APL Fito (Arranjo Produtivo Local) voltado ao agronegócio, com foco na biotecnologia verde. “E esse movimento já conta com a parceria da Farmanguinhos e do Escritório Regional do Sebrae. Daí o convite para o workshop. Vamos participar de redonda sobre gestão do conhecimento, mostrando como a incubadora pode contribuir para o desenvolvido do setor”.

Já no Fórum de Produção Acadêmica, a gerente da Origem, que também é professora da Unifeso, vai falar sobre habitats de inovação e como as incubadoras podem apoiar as empresas juniores. “É importante estimular nos jovens essa cultura empreendedora e, hoje no Brasil, existem diversos programas e instrumentos destinados a promover à inovação como é caso das incubadoras, dos editais de subvenção econômica e dos parques tecnológicos”, finalizou Lanice Fagundes, lembrando que a Origem também participado ativamente das discussões para a instalação de uma dessas unidades em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade