Texto e fotos de Henrique Amorim
A professora Marli Araújo Lucho dedicou 25 anos seguidos de sua vida à arte de alfabetizar e ensinar crianças nas classes do antigo primário no Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e durante as aulas sempre se encantou com a curiosidade dos alunos em querer aprender. Ao desenvolver dinâmicas de grupo em sala de aula estimulando os pequenos não só a contarem, mas também a escreverem histórias nos idos da década de 1980, Marli passou a criar histórias para tornar as aulas mais atrativas e fazer os alunos aprenderem se divertindo.
Cada história foi cuidadosamente preparada em casa. Como boa professora, Marli é daquelas que prima pela organização e após aposentar-se resolveu dar um destino bastante útil aquele amontoado de rascunhos de histórias infantis: reuniu-as num livro de coletâneas que originalmente foi batizado de Histórias Infantis. A obra ganha agora sua terceira edição com lançamento na sexta-feira, 5, às 16h, na Livraria Arabesco, na Avenida Alberto Braune. Sua paixão pelo clima de emoção e solidariedade típico do Natal – que encanta e seduz crianças de todas as idades – foi a tônica escolhida para incrementar as publicações, destinadas a crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, que ganhou até ilustrações para a garotada colorir.
A ideia de reunir em livro as histórias criadas para ensinar às crianças foi incentivada por uma amiga, Maria de Jesus Fortuna, funcionária da agência do Banco do Brasil no município catarinense de São José, na região metropolitana de Florianópolis-SC, que se encantou com a dinâmica criada por Marli no Ienf. Antes, porém, a autora, natural do distrito de Valão do Barro, em São Sebastião do Alto, mas friburguense de coração, editou um livro de poesias e logo depois o primeiro dedicado à garotada, ainda em 2002, intitulado Netinho e a magia do Natal.
“Em todas as minhas obras infantis destaco a magia do Natal, o Papai Noel e, principalmente, o clima de solidariedade e ternura que essa época do ano nos fornece. É, sem dúvida, uma magia que encanta crianças e adultos, por isso a maioria das ilustrações conta com imagens do Papai Noel, de presentes, de crianças e as coloridas árvores de Natal. É uma época de pura valorização da imaginação”, destaca a autora, que para criar as histórias lúdicas se inspira nos oito netos e um bisneto, que ganham vida através dos personagens das histórias.
Marli Lucho, que é mãe do empresário Osvaldo Lucho, do provedor de internet Gigalink, também é autora de dois romances – Traços do Destino e Águas do Riacho, que também podem ser encontrados na Livraria Arabesco. A série Histórias Infantis custa R$ 12, cada, e surge como uma boa opção de presente à garotada no Natal que se aproxima.
Deixe o seu comentário