Ucam promove mesa-redonda com historiadores

segunda-feira, 01 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Ucam promove mesa-redonda com historiadores
Ucam promove mesa-redonda com historiadores

O auditório da Universidade Candido Mendes (Ucam), no último dia 27, foi palco de evento organizado pelo Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares do campus local. A palestra teve Nova Friburgo, sua formação histórica e discursos identitários como tema. Três historiadores convidados fizeram parte do debate: João Raimundo de Araújo, que abordou o período da industrialização do município; José Miguel Mayer, que comentou sobre a Nova Friburgo do século XIX, e Ricardo da Gama Rosa Costa, que tratou das questões contemporâneas ligadas à identidade friburguense.

Além da mesa principal de debates, dois alunos que participam do Núcleo de Estudos Interdisciplinares apresentaram suas pesquisas sobre o município. Daniel Daumas, do curso de música; e Priscila Venturini, graduanda de comunicação social, abriram o evento, seguidos de perguntas relacionadas aos temas.

Os alunos dos cursos de música e comunicação viram o evento como uma oportunidade de conhecer um pouco mais o trabalho de pesquisadores, que contribuem para que a história e memória da cidade sejam valorizadas. “Eventos como esse possibilitam que nós, universitários, possamos interagir com a verdadeira história da cidade. É o primeiro passo para entendermos o porquê de algumas coisas que vivemos hoje. Coisas essas que não têm, aparentemente, explicações. É uma forma de suprir o déficit em relação à história e identidade”, disse a aluna de comunicação social, Bárbara Storck.

A mesa-redonda com os historiadores tornou-se um debate acalorado por questões ainda pouco discutidas em âmbito acadêmico. E os professores que organizaram a palestra puderam ter um retorno positivo dos alunos e convidados.

Todo o evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares do campus local da Ucam, tendo à frente os professores pesquisadores Débora Breder, Janaína Botelho, Marcus Wolff e Maurício Siaines. O colóquio Identidade, Memória e História de Nova Friburgo contou ainda com a presença de pessoas da comunidade, alunos de diversos cursos e também historiadores interessados em conhecer um pouco mais a formação histórica de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade