A estação das flores está com ares de inverno em Nova Friburgo. Desde que teve início, no último dia 23 de setembro, a primavera tem sido marcada por dias nublados, chuvosos e com temperaturas em torno dos 17º durante o dia. “Parece que ainda estamos no inverno com esses dias cinzentos”, diz a dona de casa Nair de Souza.
O frio está descaracterizando a primavera, que ainda não deu o ar da graça. Basta uma simples caminhada pelas ruas para constatar cenas típicas da estação mais fria do ano. Pessoas agasalhadas e muita procura por cafezinhos nos bares e padarias da cidade. Os pratos quentes também vêm substituindo as saladas e refeições leves. Na hora de dormir, os cobertores e edredons ainda têm sido indispensáveis para muita gente. Sem contar que, devido às baixas temperaturas, muitas espécies de flores ainda não desabrocharam nas áreas públicas e particulares do município.
Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o mês de outubro foi considerado o mais frio dos últimos anos em todo o país. A queda de temperatura nesta primavera está sendo atribuída ao fenômeno La Ninã, que provoca o resfriamento das águas do Pacífico e a consequente formação de frentes frias que têm chegado ao país.
A onda de frio não deve permanecer durante toda a primavera, de acordo com dados da meteorologia. A previsão é de que as temperaturas subam nos meses de novembro e dezembro, que prometem ser marcados por dias mais ensolarados. Boa notícia para quem quer curtir as belezas da primavera. A estação, que termina em 21 de dezembro, é caracterizada pelo colorido e exuberância da natureza.
Deixe o seu comentário