O auditório da Universidade Candido Mendes (Ucam) esteve lotado na manhã da última terça-feira, 26, em virtude da palestra O Direito Esportivo e sua área de atuação. O palestrante convidado, o advogado Aníbal Segundo, que é atualmente diretor jurídico do Botafogo, falou sobre a atuação de um advogado desportivo num time.
De forma dinâmica, o palestrante conversou com alunos e professores que formavam a plateia sobre a elaboração de gestão de contratos e trabalho, formação de atletas, parcerias, contratos de trabalho, cessão definitiva de direitos econômicos, imagem e diversos outros aspectos que compõem os atributos de um advogado que atue na área.
Aníbal citou as responsabilidades da Justiça Desportiva, tais como as sessões de introdução e julgamento, verificação de provas (vídeos, áudios, testemunhas, depoimentos), infrações, súmulas, denúncias, entre outros tópicos. Mencionou ainda pontos positivos em relação a outras áreas jurídicas, tais como a celeridade da Justiça Desportiva, sua eficácia e a aplicabilidade das penas.
Em entrevista exclusiva, o advogado falou sobre o crescimento da área do direito no desporto dentro do mercado. “Com o crescimento dos clubes de futebol, dos recursos e dos investimentos (tais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos), é natural que haja um crescimento no direito desportivo. É interessante que os acadêmicos, cada vez mais, possam se interessar pelo assunto, pelos temas, que são bastante amplos. Sem dúvida é um assunto em franca evolução e crescimento”, afirmou o advogado, que atua no time do Botafogo há sete anos consecutivos.
Além dos alunos e professores, algumas autoridades estiveram presentes à palestra, entre elas, o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes, o presidente do clube Botafogo, Maurício Assunção de Souza, o diretor acadêmico do campus local da Universidade Candido Mendes, Francisco Assis, e duas representantes do projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir, professoras Nádia Athayde e Dalca Viana.
Deixe o seu comentário