Amine Silvares
Foi inaugurada no último dia 25 a exposição Nova Friburgo e a Biodiversidade, no Centro de Estudos Supletivos (CES), anexo ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf). A bela iniciativa é dos professores do centro, que sentiram a necessidade de olhar cuidadosamente o meio ambiente para preservá-lo. Sem nenhum tipo de incentivo do governo, os professores Leila Souza, Rosali Zavoli, Maria Auxiliadora Freitas, Edelci Suppa, Manoel Expedito Silva e a diretora Agueda Dias Knupp conseguiram criar um trabalho artístico de destaque, apesar de pequeno.
Mesmo sem verba especial para o projeto, a diretoria acatou a ideia, apoiou o trabalho dos professores e incentivou a participação dos alunos. As fotos foram tiradas com câmeras pessoais e de celular, ampliadas e imprimidas na própria escola, que também mandou fazer painéis expositores especialmente para o evento. De acordo com o professor Manoel Expedito, “a exposição traduz o olhar sensível dos alunos e professores do CES”. A adesão dos alunos foi essencial para tornar os planos de uma exposição artística em realidade. “Isso é que foi legal, essa participação dos alunos”, destacou a diretora.
Para criar um interesse maior em relação ao meio ambiente, a ferramenta escolhida foi a fotografia, que ajuda a mostrar os diferentes pontos de vista dos alunos da instituição. “O objetivo é despertar nas pessoas o cuidado pelo meio ambiente, essa observação. É um olhar diferente”, afirmou Agueda. A diretora também ressaltou que esta é a primeira exposição do colégio e que, ainda neste ano, outras atividades culturais, como o lançamento de um curta produzido pelos alunos do CES, devem entrar em cartaz.
Os trabalhos fotográficos ficarão expostos até o dia 15 de novembro. O CES fica aberto das 9h às 20h. A entrada é franca. LIVRE
Deixe o seu comentário