No último sábado, 23, a Praça Marcílio Dias, no Paissandu, foi cenário de uma aula prática de fotografia. O encontro, promovido pelo curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes (Ucam), contou com a presença de alunos e moradores da cidade.
O jornalista e cineasta Sandro Tebaldi, que leciona a disciplina Introdução à Fotografia para os alunos do quarto período dos cursos de Jornalismo e Publicidade, teve a iniciativa da aula junto aos alunos. A ideia surgiu como forma de democratizar ainda mais a arte da fotografia, além de construir um novo olhar sobre o que é visto todos os dias. “Além do aspecto de melhoria na aprendizagem, o aluno pôde por em prática tudo que ele viu na sala, na teoria. Uma aula como essa tem o aspecto também de ser um encontro mais agradável, trazendo os alunos para fora da sala, tendo contato com a cidade. É, sobretudo, uma forma de fazer uma integração entre os alunos da universidade e a comunidade de Nova Friburgo”, disse o professor Sandro Tebaldi.
Moradores da cidade puderam ampliar a visão sobre a fotografia, vendo-a como uma forma inovadora de comunicação e arte, além da oportunidade de conhecer melhor a câmera que utilizam no dia a dia. “Mais do que aperfeiçoar a técnica, é a oportunidade de conhecer melhor a arte de fotografar, porque, na verdade, a fotografia é uma arte e poucas pessoas têm informações básicas de como realizá-la, fazem quase que intuitivamente. É lógico que cada um tem um olhar, que é próprio, mas precisamos da técnica, até para usar as câmeras, que estão cada vez mais modernas, com mais tecnologia”, afirmou Joana D’arc da Veiga, moradora da cidade.
Já os alunos puderam aliar os conhecimentos teóricos que obtem em sala de aula com a prática, utilizando, para isso, um dos cenários centrais da cidade. “Acho importantíssimas as aulas práticas dentro do curso de Jornalismo, pois, embora a gente aprenda muita coisa na universidade, precisamos treinar, precisamos de um cenário extra para poder realizar as fotografias. É a chance de ter a sensibilidade para fotografar as pessoas, a natureza, de ter uma visão mais crítica do que vemos. Isso precisa ser feito na prática”, frisou a aluna Carla Daiane, que participou da aula.
EXPOSIÇÃO - Os trabalhos produzidos pelos alunos serão selecionados e transformados numa exposição fotográfica no fim do semestre. Os participantes que não são alunos, mas que quiserem integrar a mostra, também serão convidados.
Deixe o seu comentário