Primavera sem flores e cores nos jardins da Praça Getúlio Vargas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Primavera sem flores e cores nos jardins da Praça Getúlio Vargas
Primavera sem flores e cores nos jardins da Praça Getúlio Vargas

Com a chegada da primavera, a paisagem urbana costuma ganhar um colorido especial com as várias espécies de árvores e plantas que desabrocham nas áreas públicas e particulares do município. Neste ano, entretanto, a estação mais exuberante da natureza está deixando a desejar em alguns endereços tradicionais de Nova Friburgo, como a Praça Getúlio Vargas. Isto porque os jardins do local estão em condições precárias, necessitando de cuidados paisagísticos.

A falta de manutenção dos jardins da praça já foi mostrada em recente reportagem publicada em A VOZ DA SERRA. O problema continua sendo alvo de reclamações de frequentadores e leitores, que telefonam e enviam e-mails à redação do jornal. A principal queixa é sobre a necessidade de maior cuidado paisagístico com um dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade. Alguns leitores sugerem o plantio de novas espécies e plantas ornamentais para dar colorido especial e valorizar os jardins, projetados pelo renomado paisagista francês Auguste Glaziou.

Vale destacar que os jardins da Praça Getúlio Vargas já foram um dos maiores atrativos da cidade. Prova disso é que o conjunto paisagístico do espaço foi decisivo para seu tombamento, em 1972, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Canteiros começaram a ser recuperados na semana passada

A equipe de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura para relatar as queixas que têm chegado ao jornal sobre o estado dos jardins da praça e saber se há algum projeto de revitalização do espaço. Em nota enviada à redação, segundo o subsecretário de Serviços Públicos, Alexandre Aguiar, desde a semana passada o referido setor está trabalhando na manutenção dos canteiros da Praça Getúlio Vargas. Os trabalhos foram iniciados no canteiro central – que já está pronto – e prosseguirão nos demais canteiros, ao longo das próximas semanas. A manutenção está sendo feita por etapas, com cada jardim sendo recuperado por vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade