Lumiar preza cultura e tradição em encontro com suas raízes

quarta-feira, 20 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Lumiar preza cultura e tradição em encontro com suas raízes
Lumiar preza cultura e tradição em encontro com suas raízes

Em comemoração aos 121 anos do 5º distrito, Lumiar, aconteceu de 14 a 17 deste mês o Encontro com as Raízes, inserido no Projeto APL da Serra, de entretenimento, cultura e turismo. A Praça Levi Aires Brust foi palco de diversificada programação, que contou com apresentação de produtos da terra, artesanato, exposição Nossa Gente, Suas Raízes e Ervas, antiguidades e culinária local, distribuídos em cinco quiosques, durante todos os dias do evento.

A colonização do distrito de Lumiar teve seu início por volta do ano de 1808, com a chegada da família real ao Brasil. Com o desenvolvimento do Vale do Macaé, depois da vinda das famílias suíças e alemãs para a região, foi necessário criar um distrito para melhor atender aos residentes. Assim, foi realizado plebiscito entre as fazendas de Lumiar (da família de Roure), de São Pedro da Serra (da família Heringer), e da Pedra Riscada (da família Marchon). A família vencedora foi a De Roure, e o distrito recebeu o nome de Lumiar. No dia 6 de abril de 1889 foi criado o distrito policial e, em 18 de abril de 1889, o distrito de paz.

O evento em comemoração aos 121 anos de Lumiar foi prestigiado pelo secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, e o músico Marinho, representando a Secretaria Municipal de Cultura. Na sexta-feira, 15, os visitantes puderam participar de ciranda, de atividade da Ação Griô, e em seguida foi realizada a Conferência Histórias & Estórias de Lumiar, com a presença especial de Lídia Sardenberg, neta de Michaela de Roure, que levou uma cópia da certidão de casamento e fotografia da sua avó e de seu avô, João Sardenberg.

No sábado, 16, foi a vez da Banda-Escola Euterpe Friburguense brindar os moradores com uma bela apresentação. E, para finalizar as atividades do dia, um animado forró foi realizado, sob a batuta dos Sanfoneiros da Serra.

O último dia das comemorações começou com cavalgada, com cavaleiros da região, e desfile da Banda Municipal pela principal rua do distrito. À tarde os alunos das escolas municipais que participaram da gincana pedagógica Terra do Verde e das Águas Claras, receberam a premiação. No fim da tarde, a comunidade pôde ainda assistir ao filme Calangueiros. Após a apresentação, um show do Sanfoneiros da Serra, que contou com a participação especial da sanfoneira Selma Nogueira, fechou o evento com chave de ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade