Flávia Namen
Chamar a atenção da população, em especial das mulheres, sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. Esta é a proposta da caminhada que a Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma) promove neste sábado, 16, no centro da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar do evento, que promete repetir o sucesso da realizada no ano passado. A concentração acontece a partir das 10h no início da Rua Moisés Amélio (em frente ao Cadima Shopping), e o trajeto percorrerá a Avenida Alberto Braune, em direção à Praça Getúlio Vargas.
Promovido pelo segundo ano consecutivo, o evento integra a campanha Outubro Rosa, uma mobilização nacional contra o câncer de mama que acontece simultaneamente em todo o Brasil com várias atividades. “Nosso objetivo é mostrar à comunidade que a prevenção pode salvar muitas vidas e que é preciso deixar o preconceito de lado. Atualmente, até para os tumores mais agressivos existe tratamento”, explica a presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos.
A exemplo do ano passado, Maria Helena está confiante que a caminhada contará com uma boa adesão e reunirá mulheres das mais variadas idades, classes sociais e profissões. Todas unidas com o propósito de mostrar a importância dos cuidados preventivos como o autoexame das mamas e a realização da mamografia, de forma gratuita pelo SUS, nas mulheres acima dos 40 anos, como garante a lei.
Doença que atinge milhões de mulheres em todo o Brasil, o câncer de mama é perfeitamente curável se descoberto a tempo. “O diagnóstico precoce possibilita a cura em até 95% dos casos. Esse é um dado ainda pouco conhecido da maioria das pessoas que ainda têm muito medo da doença. Para mudar isso, só com muita informação e atividades de conscientização como a caminhada deste sábado”, explica Maria Helena, convidando toda população a participar, de preferência vestindo uma camisa ou algum acessório rosa. “É importante que todos entrem nessa luta”, conclui ela.
Deixe o seu comentário