Dia Internacional da Alimentação – 16/10

segunda-feira, 18 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional é um conjunto de ações planejadas para garantir a oferta e o acesso aos alimentos a toda a população, promovendo a nutrição e a saúde.

Deve ser sustentável, ou seja, desenvolver-se articulando condições que permitam sua manutenção no longo prazo. Requer o envolvimento tanto da sociedade civil organizada, em seus diferentes setores ou áreas de ação – saúde, educação, trabalho, agricultura, desenvolvimento, social, meio ambiente, dentre outros – e em diferentes esferas, da produção, comercialização, controle de qualidade, ao acesso e consumo.

Nova Friburgo vem avançando na implantação de programas essenciais para que a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional seja cumprida e, dentro dessa perspectiva, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Friburgo (COMSEA-NF), nas comemorações do Dia Internacional da Alimentação, neste sábado, 16, promoverá na próxima segunda-feira, 18 de outubro, às 18 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Nova Friburgo (avenida Alberto Braune, 4, sala 114 - Centro), a mesa redonda sobre Políticas Públicas de Alimentação do Município de Nova Friburgo, na qual estarão participando representantes dos demais Conselhos Municipais ligados à questão da política de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

Intersetorialidade: ações articuladas e coordenadas

Uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional avança em relação às ações e programas desenvolvidos por esses diferentes segmentos ao promover os seguintes princípios: Intersetorialidade; Ações conjuntas entre Estados e sociedade; Equidade, superando as desigualdades econômicas, sociais, de gênero e étnicas; Articulação entre orçamento e gestão; Abrangência e articulação entre ações estruturantes e medidas emergenciais.

Intersetorialidade significa ações articuladas e coordenadas, utilizando os recursos existentes em cada setor (materiais, humanos, institucionais), de modo mais eficiente, direcionando-os para ações que obedeçam a uma escala de prioridades estabelecidas em conjunto. Se os diferentes setores do governo e da sociedade civil agirem isoladamente, não teremos uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional efetiva.

Recursos dispersos e aplicados sem um planejamento global são mais facilmente desperdiçados ou utilizados por grupos isolados para seus interesses particulares, segundo a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.

Segundo a presidente do Comsea-NF, Laura Mury, “o evento será fundamental para que Nova Friburgo continue a avançar dentro das propostas de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme foram implantadas nesses últimos dois anos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade