Henrique Amorim
O Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) fez festa na noite da última terça-feira, 12, no Centro de Arte, para reverenciar 12 destaques da cultura, artes e esportes em Nova Friburgo com o Troféu Galdino do Valle Filho. A honraria é uma homenagem in memoriam ao deputado federal, que residiu por muitos anos no município e foi o autor do Dia das Crianças, comemorado todo dia 12 de outubro desde 1924, por força de lei promulgada pelo então presidente da República, Arthur Bernardes.
Desta vez, na sétima edição da solenidade de entrega do Troféu Galdino do Valle Filho (que acontece sempre no Dia das Crianças), o Gama reverenciou atores brincantes, que lutam para manter viva a difícil arte de fazer rir nos palcos e eventos. Antes da entrega dos troféus, porém, o público entrou no clima da alegria e diversão com uma encenação especial da mais nova montagem do Gama, Palhaçadas, do dramaturgo João Siqueira, readaptada para uma esquete teatral com os atores Rodrigo Guadagnini e Beto Grillo, dois dos homenageados especiais da noite. A peça mistura a arte e magia do circo com reflexões e questionamentos sobre a missão de fazer rir, atribuída aos palhaços. “Mas, de verdade, não rimos somente das situações cômicas representadas no palco. Rimos também de nós mesmos diante de situações impostas pelo cotidiano. Cada um reage de um jeito”, observa o diretor da peça, um dos fundadores do Gama e um dos idealizadores do movimento pró-valorização da memória de Galdino do Valle em Nova Friburgo, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu.
Também foram premiados com o troféu, criado pelo artista plástico friburguense e diretor de artes visuais do Gama, João Baptista Felga de Moraes, a trupe circense Família Clou, representada pelo ator Dalmo Latini e seu filho Ian; os atores brincantes Nelmo Ricardo, Patrick Nogueira e Léo Abelha, e ainda o circense e professor da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, Carlos Campanucci, que apresentou ao público sua mais nova promessa de perpetuação da arte circense, o filhinho Frederico, de apenas 1 ano e que, trajado de palhaço, fez acrobacias no palco, encantando o público.
Aliás, todos os brincantes não perderam a chance de promover interferências teatrais no momento em que foram agraciados, quebrando o gelo das solenidades formais de homenagens. “Todos aqui são atores e se realizam no palco, que é deles e para eles”, disse o presidente do Gama, Chico Figueiredo. O ator e jornalista Paulo Carvalho também foi um dos agraciados e se emocionou com uma homenagem especial do Gama, que exibiu em telão trechos de sua atuação no espetáculo Liberdade, Liberdade.
Também foram homenageados os amigos do Gama, o professor e secretário municipal Pró-Leitura, Francisco Gregório; o músico Paulo Jordão Bastos; José Augusto Teodoro, do Instituto Amigos do Esporte, e o vereador e professor Pierre Moraes.
Deixe o seu comentário