Bruno Pedretti
O primeiro turno das eleições 2010 em Nova Friburgo mostrou o equilíbrio entre os candidatos à Presidência da República no município. Enquanto o governador Sérgio Cabral ganhou disparado em todas as cidades do Rio de Janeiro, os presidenciáveis disputaram voto a voto nos municípios de todo o Brasil. O candidato vencedor em Nova Friburgo foi José Serra, do PSDB, com 41.269 votos, seguido pela petista Dilma Roussef, com 31.733 votos, que foi quase alcançado por Marina Silva, do PV, a grande surpresa desta eleição, que conseguiu 30.984 votos dos friburguenses.
A reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas da cidade para saber se os friburguenses gostaram da oportunidade de votar no segundo turno.
“Para a democracia é bom. É mais uma oportunidade de debater ideias, para analisarmos nosso candidato, pois um primeiro turno só fica muito restrito. O resultado pode mudar, pois, em minha opinião, é uma nova eleição a partir de agora”.
César Barroso, 55, engenheiro, Cônego
“Eu gostei, pois não fica na mão da Dilma, eu acho que ela estava muito certa da eleição no primeiro turno. É bom, pois eles vão mostrar um pouco mais dos projetos, e é uma nova oportunidade da população conhecer os candidatos, e ver quem vale a pena ser o presidente do Brasil. O resultado pode mudar, dependendo do apoio da Marina, 20% dos votos é muita coisa, e pode definir essas eleições”.
Douglas Canto, 35, produtor de eventos, Braunes
“Gostei muito deste segundo turno, pois, na realidade, nenhum dos dois me agrada. Eu votei na Marina justamente para ver se levava ela para o segundo turno, agora eu não sei em quem vou votar, terei que analisar os candidatos. A Marina é que vai ganhar esta eleição para algum candidato, ainda é possível mudar o resultado dependendo de quem ela irá apoiar”.
Jorgina Maria das Graças Coelho Pacheco, 56, escriturária, Cônego
“Gostei bastante, pois é mais democrático e uma nova oportunidade de assistirmos às propostas dos candidatos. Votei na Marina para ter segundo turno, e estava na esperança dela virar o jogo contra o Serra. A princípio, votarei no Serra neste segundo turno, porque, na verdade, eu voto no Lula, mas a Dilma não é o Lula, então o Serra sai na frente pra mim”.
Rui Mendes, 65, corretor de imóveis, Centro
“Eu não queria que houvesse este segundo turno, inclusive votei na Dilma para não acontecer isso. Acho que a Dilma já está preparada para assumir a Presidência do Brasil, o Serra já esteve por lá e não fez nada. Não queria que tivesse mais debates, pois pra mim já está resolvido”.
Nadir Ouverney, 35, cozinheira, Conselheiro Paulino
“Eu gostei, pois tinha votado na Marina, só que, como ela não conseguiu atingir o número de votos para o segundo turno, foi justo que acontecesse entre os outros dois candidatos. Em minha opinião, quem votou na Marina automaticamente vai votar no Serra neste segundo turno, pois eu votei na Marina e vou votar no Serra. Nos debates a Marina se saiu melhor do que os dois candidatos que estão no segundo turno, mas temos que escolher alguém agora. Acho que na hora do ‘vamos ver’ a Dilma está contando com o Lula por trás dela”.
Elisabeth Zebende, 56, esteticista, Catarcione
“Queria que a Dilma ganhasse logo no primeiro turno. Acho que ela dará continuidade ao que o governo de Lula fez, pois na minha opinião o Brasil está bem melhor depois do Lula. Independentemente do segundo turno, meu voto não irá mudar”.
Thainá de Souza Guimarães, 22, Santo André
“Minha candidata já estava praticamente com as eleições ganhas, e com alguns escândalos, que eram falsos, acabou tendo que ir para o segundo turno. Não gostei, pois não gostaria de votar novamente e queria que ela já tivesse ganhado no primeiro turno”.
Marcos Cruz, 59, economista, Stucky
“Lógico que gostei que tivesse este segundo turno, pois votei na Marina e não tive tempo de analisar os outros dois candidatos. Agora vai até o dia 31 de outubro para resolvermos nossos candidatos. Acho que o Serra tem chances de passar a Dilma agora, pois ele vai crescer. Quem a Marina apoiar vai ganhar muitos votos”.
Aline Folly, publicitária, Centro.
“Não gostei nem desgostei que houvesse este segundo turno. Só achei que poderia ter terminado no primeiro turno se não houvesse uma imposição tão grande da mídia, principalmente da Rede Globo, que fez uma campanha muito forte contra a Dilma, mas colocando o Serra em evidência. Acredito que o Serra não pode virar neste segundo turno”.
Ricardo Lontra, 53, bancário
“Gostaria que tivesse sido decidido no primeiro turno, mas toda possibilidade de diálogo, qualquer proposta democrática, em que as pessoas possam conhecer mais os projetos dos candidatos, é positiva. A vontade do povo é soberana, quando as pessoas decidem que querem um segundo turno para uma maior avaliação, também é positivo. A Marina tem um peso grande nestas eleições, a história de vida, a biografia da Marina. Em Nova Friburgo ela teve uma votação muito expressiva, e pela história de vida da Marina me leva a crer que ela estará apoiando a Dilma neste segundo turno”.
Glauber Braga, 28, deputado federal eleito
Deixe o seu comentário