Texto e fotos de Henrique Amorim
Quem faz, e faz bem feito, merece reconhecimento. E é com esta filosofia que o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) promoverá na terça-feira, 12, Dia das Crianças e feriado nacional da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, às 19h, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas, 71, Centro), solenidade de entrega do troféu Galdino do Valle Filho (autor do projeto de lei que criou o Dia das Crianças, em 1923), que será conferido a 12 personalidades da arte e cultura friburguenses. Haverá ainda sorteio de camisas da peça Palhaçadas, exemplares do livro O índio paraguaio, do saudoso Augusto Curvello de Muros, e brindes.
Desta vez, sétima edição do troféu, o Gama reconhecerá o talento daqueles que garantem o lazer, o entretenimento, com estímulo à valorização da consciência crítica e cultural de crianças de todas as idades: os atores brincantes, professores de teatro, circo e literatura e os amigos que incentivam o esporte e que fazem a diferença em Nova Friburgo.
Serão agraciados em clima de pura diversão e descontração, após a encenação da mais nova montagem teatral do Gama, Palhaçadas, de João Siqueira, os atores-palhaços brincantes do espetáculo, Beto Grillo e Rodrigo Guadagnini (atual diretor do Ponto de Cultura do bairro Olaria); o professor de arte circense da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, Carlos Campanucci; os atores de teatro Nelmo Ricardo, Patrick Nogueira e Léo Abelha; os circenses da Família Clou (integrada pelo casal Dalmo Latini e Talita Melone e os filhos Ian e Isabela); o ator e jornalista Paulo Carvalho; José Augusto Teodoro, do Instituto Amigos do Esporte; o amigo do Gama, Paulo Jordão Bastos, e ainda os professores Francisco Gregório (secretário do programa Pró-Leitura da Secretaria Municipal de Cultura) e Pierre Moraes (também vereador).
Segundo um dos fundadores do Gama e produtor cultural em Nova Friburgo, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, a premiação deste dia 12 é mais uma tentativa do Gama de reconhecer o talento daqueles que fazem por merecer e, ao mesmo tempo, valorizar a memória de Galdino do Valle que, embora nascido no município vizinho de Trajano de Moraes, viveu grande parte de sua vida em Nova Friburgo e, como deputado federal, criou o Dia das Crianças, instituído pelo então presidente da República, Arthur Bernardes. “O Troféu Galdino do Valle representa de verdade o que o inconsciente possui além e adiante das formulações racionais conscientes. Este troféu, uma criação do artista plástico Felga de Moraes, representa a satisfação do ser humano, como existência do desejo de participar, construir e multiplicar”, valoriza Jaburu.
O presidente do Gama, Chico Figueiredo, destaca ainda que desde 2004 o grupo tem se empenhado em levantar a bandeira de divulgação do legado de Galdino do Valle, como médico, político e criador do Dia das Crianças, por indicação de um amigo de Niterói. “É importante que a memória de Galdino permaneça viva e sua história seja cada vez mais conhecida entre as crianças e adultos”, frisa Chico, enumerando algumas ações do Gama já desenvolvidas com estudantes e comunidade local, como distribuição de réguas e marcadores de livros na rede escolar municipal e placas na casa de Galdino e no monumento em homenagem a ele, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, difundindo popularmente informações sobre a importância de Galdino para Nova Friburgo.
“É uma pena que Galdino do Valle Filho ainda não tenha o reconhecimento que merece em Nova Friburgo, mas o Gama tem feito a sua parte ao começar a difundir esse reconhecimento, inclusive com a inauguração, há quatro anos, da Praça da Criança, no circuito cultural do Parque Santa Eliza. Com certeza, sem memória não há identidade”, destaca Jaburu. Ele lembra ainda um concurso de frases sobre o autor do Dia das Crianças, promovido com alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho. “Recordo-me da frase de um aluno de 9 anos, singela, mas ao mesmo tempo de grande profundidade: ‘Galdino vale uma história”, ressaltou.
Um dos homenageados deste ano com o Troféu Galdino do Valle é o professor Francisco Gregório. Desta forma, o Gama contribui para a formação de pessoas e linguagens artísticas. “Participar desta homenagem é uma alegria, um reconhecimento pela responsabilidade social e cultural que se faz. É um incentivo para permanecermos comprometidos com a arte, educação e cultura”, disse Gregório, com o coro dos demais homenageados com o troféu.
Em sete anos, ícones da cultura
tiveram o talento reconhecido
Desde 2004, quando o Gama iniciou as atividades em prol do reconhecimento aos talentos da terra, infelizmente ainda não tão valorizados como deveriam em Nova Friburgo (Galdino do Valle Filho e o pintor de fama internacional e friburguense, Alberto da Veiga Guignard), dezenas de personalidades de diversos setores profissionais foram reconhecidas com o Troféu Galdino do Valle Filho, entre as quais, o artista plástico e mestre na arte do papier machê, Zeppe; os integrantes do grupo organizador do espetáculo Via Sacra Viva; o empresário e presidente da colônia libanesa, Gilberto Sader; o gerente de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira, o Siqueirinha; o ator e diretor de cinema Carlos Bini; a educadora Jean Beatriz Wermelinger; a revista Êxito; o pediatra Dagoberto José da Silva e a orquestra sinfônica da Universidade Candido Mendes.
Também foram agraciados com o troféu ofertado pelo Gama a diretora do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, Ana Neves; a atual secretária municipal de Educação, Ledir Porto; os empresários Tony Ventura e Aurélio Crescêncio; o trovador Rodolpho Abbud; a educadora Denise Berbert; o jornalista e colunista de A VOZ DA SERRA, Wanderson Nogueira; o desportista Gabriel Domingos; o violonista Paulo Newton; a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Maria das Dores Mello Pacheco, a Dorinha, e as integrantes do Ciep Glauber Rocha, Cecília e Almir.
Outras homenagens foram aos produtores de cinema Fabian e Júnior, ao historiador Raphael Jaccoud; à fundadora da pastoral da criança, Zilda Arns; à produtora cultural Míriam Dauelsberg, e a idealizadora do programa Pró-Memória, Suzil Soares da Cunha, além do ator e diretor de teatro Carlito Marchon (in memoriam), cuja homenagem, em 2007, foi entregue à filha, Isadora Marchon, acompanhada de sua mãe, a editora-chefe de A VOZ DA SERRA, Angela Pedretti, que na ocasião destacou que a cultura e as artes cênicas friburguenses se dividem em “antes e depois de Carlito Marchon”.
Gama já prepara para o ano que vem festival de teatro infantil Galdino do Valle Filho
O Gama está sempre inovando e pretende reformular as valorizações à cultura e ao legado de Galdino do Valle Filho em Nova Friburgo com a criação de um festival infantil de teatro em 2011, com premiação aos diretores, produtores e atores das peças com o Troféu Galdino do Valle Filho.
“É uma forma de reconhecermos e estimularmos muitos talentos das artes ainda não descobertos em Nova Friburgo, e que merecem uma chance”, atesta Jaburu.
Deixe o seu comentário