Leonardo Lima
O consumidor vê que aquele aparelho de DVD que sonhava adquirir há tanto tempo e que está em promoção. O mesmo ocorre com a TV de última geração, que substituiria muito bem aquela já obsoleta. Para completar, o home theater também não está tão caro assim. Resultado: compra os três, divide em várias prestações e... não consegue pagar. Seu nome vai para o famoso Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). E aí? Qual o melhor caminho a percorrer para limpar o nome na praça?
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio), Braulio Rezende, o consumidor tem dois caminhos: “Ele deve procurar o estabelecimento onde efetuou a compra e pagar toda a dívida de uma vez, ou renegociar o débito”, explica. De acordo com ele, os cidadãos são inscritos no SPC pelas lojas, que também recebem uma recomendação. “Antes de vender a crédito, é importante os comerciantes consultarem a CDL”, afirma.
Outra característica apontada por Braulio é o interesse que as empresas têm de facilitar o caminho para que as dívidas de seus clientes sejam quitadas. “O SPC tem nível nacional. Estar inscrito significa bloquear tudo, ou seja, o consumidor terá dificuldades em abrir conta em um banco, alugar um imóvel e matricular seu filho em uma escola particular, por exemplo. Por isso, reafirmo a importância de se procurar o lojista, que sempre está aberto à negociação”, garante.
Em relação à retirada do nome do SPC, o presidente esclarece que ela é automática e pode ser realizada até mesmo de maneira on-line. “Assim que a dívida for paga ou for acertada uma nova forma de quitar o débito, o lojista dá baixa no cadastro do consumidor”, diz Braulio, para em seguida revelar que o índice de inadimplência em Nova Friburgo aumentou em cerca de 10% neste ano.
Outro serviço oferecido pela CDL é a consulta ao Serasa, empresa privada que possui um banco de dados que indica dívidas vencidas, não pagas, cheques sem fundos, entre outras informações. Tal instituição é reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor como uma entidade de caráter público. “Desde que não seja solicitada nenhuma certidão negativa do Serasa, consultamos e informamos verbalmente ao consumidor a sua situação, sem cobrar nenhuma taxa”, finaliza Braulio.
O que é SPC?
O SPC Brasil foi criado com o objetivo de centralizar, em um único banco de dados, informações de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na tomada de decisão para concessão de crédito pelas empresas em todo país. Trata-se de um provedor de serviços e soluções para o mercado de consumo representado pelas CDLs nos municípios, que reúne informações do comércio nacional.
Este serviço abrange desde os pequenos lojistas até as grandes indústrias, magazines e setores do mercado financeiro. O SPC é, portanto, uma empresa de tecnologia voltada para o processamento e armazenamento de todas as operações de crédito realizadas pelas empresas associadas.
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