Um projeto do governo federal prevê a inclusão digital de milhões de brasileiros de baixa renda e, para isso, tem liberado recursos para diversas instituições governamentais. Uma delas, a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), que está presente em mais de 40 municípios do estado e tem ajudado jovens e adultos a se conectar com o resto do mundo. Mas não em Nova Friburgo, onde o centro educacional funciona, mas sem estar conectado à rede mundial de computadores. Apesar do anúncio na porta de entrada informando sobre internet grátis, outro pequeno cartaz avisa que os computadores estão sem o serviço.
A Faetec, entidade de responsabilidade do governo do estado, funciona em Nova Friburgo desde 2007 e está ligada ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O espaço, que fica no Centro, foi doado pela Prefeitura e todo o equipamento foi conseguido através de licitação. Com a internet não é diferente. Reaberta há cerca de dois meses, a sala possui um anúncio grande na entrada, no entanto, um pequeno aviso ao lado informa sobre a ausência do serviço. Por este motivo, as máquinas, que estão em ótimo estado, acabam não sendo aproveitadas devidamente.
Em entrevista, Monique Salaverry, agente administrativa do polo do Centro, contou que, por causa das eleições, o processo para a contratação de um novo provedor de internet deve atrasar e só acontecer após o pleito. No entanto, não há nenhum impedimento legal para que a licitação seja feita durante o período eleitoral, o que levanta a questão do porquê do atraso para a instalação do serviço. Enquanto o estado não age, os aparelhos permanecem inutilizados.
Deixe o seu comentário