Orquestra Candido Mendes fará apresentação gratuita no Teatro Municipal de Niterói, dia 2

quinta-feira, 30 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Orquestra Candido Mendes se apresenta no próximo sábado, 2 de outubro, no Teatro Municipal de Niterói, em comemoração a seu aniversário de três anos. O evento tem entrada franca, com início às 20h, e promete ser uma noite memorável, com obras dos grandes nomes da música clássica, entre eles Mozart, Beethoven e Offenbach. Como regente titular, o maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, com sede em Nova Friburgo. O regente assistente é o maestro Marcos Botelho.

O programa inclui 12 peças, envolvendo músicos e cantores da Orquestra Candido Mendes e da Camerata Ucam. O público poderá apreciar, entre outras, a Marcha do Triunfo, Can-Can, Tango Brasileiro, Tema da 9ª Sinfonia. Será a segunda apresentação da Orquestra Candido Mendes no Teatro Municipal de Niterói, onde realizou concerto, em janeiro deste ano, na solenidade de posse da nova diretoria da OAB.

Hoje a Orquestra Candido Mendes conta com mais de 70 componentes, dezenas de instrumentos e pelo menos 60 peças já exaustivamente ensaiadas e apresentadas para diferentes públicos, em espetáculos variados, palcos oficiais (teatros e casas de espetáculos) ou improvisados (igrejas, áreas ao ar livre), inúmeras cidades, numa jornada de extraordinária beleza e encanto, que transmite uma só emoção à plateia. O principal maestro de toda esta história, o idealizador da Escola Superior de Música e da Orquestra, é o pró-reitor de Coordenação e Expansão da Ucam, professor Alexandre Gazé, também responsável pela implantação do campus Niterói.

Já consagrada junto à população friburguense, a orquestra vem se apresentando em vários municípios do estado do Rio. A Escola Superior de Música, criada em 2002, também é motivo de orgulho da Candido Mendes, única instituição privada de todo o estado a oferecer o curso de Licenciatura em Música, com o conceito máximo do Ministério da Educação. Suas oficinas de música lotam as salas de aula, com alunos de todas as idades, com os mais variados perfis socioeconômicos, numa prova de que a cultura se sobrepõe às diferenças e propicia a interação. Atualmente são mais de 400 aprendizes.

 

O início

Quando imaginou oferecer o ensino de música na Região Serrana, o professor Alexandre Gazé sabia o que estava fazendo. Alheio à enxurrada de críticas e determinado como poucos, fez questão de, em sua rotina diária, dedicar alguns momentos para que todos percebessem a importância da valorização da música como instrumento fundamental na formação educacional e cultural. “A música é a língua internacional dos povos, importante instrumento social, capaz de fazer renascer conceitos básicos de cidadania em nossas crianças. Com ela os alunos aprenderão e respeitarão os valores culturais. A música é fundamental para a educação, que é um processo de transformação do indivíduo”, sustentava, em todas as oportunidades que se abriam para defender seu projeto.

Gaze foi um vencedor. Personalidades nacionais estiveram na Casa de Música, nos últimos dois anos, a fim de conhecer as oficinas que devolveram o prazer e a alegria a dezenas de crianças, jovens e adultos, e, evidentemente, a tão querida orquestra. Entre elas destacam-se o maestro Wagner Tiso e o senador Cristóvão Buarque. Hoje os alunos e recém-formados da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes se sobressaem no mercado, estão sempre entre os primeiros colocados nos concursos públicos e exibem com orgulho todo o saber e conhecimento adquiridos em quatro anos de vida acadêmica que, na verdade, transformou todos em profissionais dedicados e competentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade