O programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar neste dia 29, às 21h, na TV Zoom (canal 10 do sistema RCA), aborda o tema Cuidados Técnicos a serem tomados na compra de um imóvel. Para desenvolver o assunto, o anfitrião do programa, engenheiro civil Ricardo Raphael Bonan, coordenador da Câmara Técnica de Estruturas, conversará em mesa-redonda com o engenheiro civil Marcello Martins, associado da Aeanf.
Na compra de um imóvel é preciso estar atento a inúmeros detalhes para evitar custos complementares não previstos no orçamento original. Para evitar surpresas desagradáveis, este cuidado técnico é necessário tanto na aquisição de terrenos para novas construções, como na compra de imóveis prontos.
Na aquisição de terrenos é de importância verificar a topografia e a qualidade do solo, as restrições ambientais e o impacto na vizinhança. Isto influirá no numero de pavimentos e taxa de ocupação do imóvel que será construído. É importante também considerar a disponibilidade de serviços de água, luz, telefonia, internet, transporte, comércio, escolas e outros.
Na compra de imóveis prontos, os principais tópicos a serem observados são presença de trincas e fissuras, vedações e proteções contra calor e ruídos, problemas de impermeabilização, estruturas de arrimo, vazamentos em piscinas e cisternas, situação dos sistemas de drenagem existentes, além de piscinas em apartamentos de cobertura e situação de fachadas com risco de desplacamento (no caso de edifícios). Em especial devem-se observar as devidas restrições técnicas no caso de reformas (abertura de vãos em alvenaria estrutural ou acréscimo de cargas), bem como na mudança de utilização do imóvel (de residencial para comercial, por exemplo).
Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a associação, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário