Seminário para discutir panificação mobiliza setor da região

segunda-feira, 27 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Produtos para o café da manhã e o lanche são, obrigatoriamente, adquiridos em padarias por 91,4% dos entrevistados em pesquisa do Sistema Firjan, que avaliou os hábitos de consumo para o setor de panificação. O estudo foi objeto de discussão no Seminário Panificação em Ação, que percorre o interior do estado, apresentado nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, em Nova Friburgo.

A pesquisa, que ouviu comerciantes e consumidores, chamou a atenção por seus detalhes. Até mesmo o cheiro de pão entrou no estudo: 37,1% dos 722 entrevistados na pesquisa dizem que é importante, sim, o cheirinho de pão fresquinho saindo do forno.  

 

O Seminário

 O encontro atraiu mais de 90 pessoas, dentre esses, 72 representantes de diversas panificações de Nova Friburgo e região, que avaliaram os números da pesquisa e debateram como o setor deve se organizar e se comportar para ganhar competitividade e atender aos anseios do mercado. Panificadores de Teresópolis, Macuco, Bom Jardim, Cordeiro, Sumidouro e Cachoeiras de Macacu estiveram presentes.

A pesquisa, apresentada no seminário mostrou os anseios dos consumidores e também é um retrato do setor no estado do Rio. A panificação representa 68% do mercado de trabalho da cadeia de alimentos e bebidas do estado. São 4.795 estabelecimentos do gênero empregando mais de 36 mil pessoas.

União do setor

 O seminário Panificação em Ação, uma iniciativa do Sistema Firjan/IEL e do Instituto de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio de Janeiro (IPC-RJ), em parceria com o Sindicato da Indústria de Alimentação de Nova Friburgo, mostrou que o associativismo é importante para melhorias no setor.

 Na abertura do seminário, o presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker, deu as boas vindas a todos e destacou, como vem fazendo, a importância do associativismo. “O seminário vem conseguindo sucesso por onde passa. Desejo que possamos sair daqui com idéias e fortalecimento concreto para que o setor continue crescendo. A união de todos é indispensável para obter conhecimento, tecnologia, mais competitividade e, principalmente, ganhos”, disse.

O presidente do IPC, Assis de Oliveira Bastos, comentou a sua ligação com Nova Friburgo e destacou a importância da indústria de panificação. O deputado e empresário Olney Botelho falou sobre a relevância do seminário e também das padarias. “Tenho orgulho de ser empresário do setor, fazer pão é uma missão. A padaria é o primeiro estabelecimento que abre e o último que fecha. É importante para o bairro, para a cidade e para o estado”, afirmou. Paulo Cezar Rodrigues, presidente do Sindanf, agradeceu a presença do setor e dos apoiadores do evento. “A presença e o apoio de todos aqui nos motiva a fazer mais pelo segmento. Somos empresários, geramos empregos e impostos, precisamos nos unir”, disse ele, lamentando o fechamento, em breve, de uma padaria centenária em Nova Friburgo, a Suíça Brasileira.

Empresas de embalagens, uniformes, software e alimentos – todas ligadas ao setor – expuseram seus produtos. Organizado pela Representação Regional da Firjan no Centro-Norte fluminense, o evento teve apoio da Nova Mix Distribuidora, Frigodário, Kibon, Souza Cruz, Sebrae, Revista Tecnopan e Legítima Produções e Eventos. Os palestrantes causaram entusiasmo nos presentes, uma demonstração de que o setor sentiu-se acolhido.

TAGS: