Fotos: Adriana Maria Santos
A empresa de moda íntima Elas Lingerie está utilizando as sacolinhas que embalam os bojos moldados utilizados na fabricação de sutiãs para acomodar terra e cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. Com este projeto, denominado Elas Preservando, a firma reaproveita tal resíduo, que acabaria se misturando a outros detritos gerados pela confecção, poluindo o meio ambiente, e contribui com a preservação e expansão de área verde em Nova Friburgo.
Parte dessas mudas será plantada em locais propícios na cidade, assim como parques, praças e locais que necessitam ser reflorestados. Adriana Maria Santos, responsável pela parte produtiva da confecção, comenta que aproveitará algumas datas ambientais para doar mudas à população e escolas interessadas em incentivar e educar as crianças sobre a importância da preservação ambiental.
Na tarde do dia 12, a primeira muda do projeto foi plantada em São Pedro da Serra, 7º distrito de Nova Friburgo, com o intuito de aproveitar a data em que se comemora o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, 16 de setembro. Na ocasião, um pinheiro de araucária foi doado a Roberto Teixeira, 52 anos, que aproveitou o momento para ensinar à filha sobre a seriedade da conservação da natureza. Victória Teixeira, 10 anos, estudante da escola municipal de São Pedro da Serra, que cursa o quinto ano do ensino fundamental no período da manhã, disse que com esta ação está contribuindo com sua parte para um mundo melhor para as futuras gerações e se comprometeu a cuidar da jovem árvore, que foi plantada em frente a sua casa, na Rua Luiz Philot.
Vale ressaltar que as mudas estão sendo cultivadas na própria empresa, que objetiva plantar cerca de 30 mudas por ano. As sementes foram recolhidas na natureza, com orientação de Marcos Cunha, ambientalista. Algumas foram doadas por um colaborador da Elas. Os interessados em conhecer mais sobre o projeto ou fazer contato com a empresa basta acessar www.elaslingerie.blogspot.com.
Deixe o seu comentário